domingo, 20 de setembro de 2015

UNIFICADA - 3º A - PRODUÇÃO INTERATIVA - 3º BIMESTRE

TRABALHANDO OS CONECTIVOS TEXTUAIS
 1. Considere a sentença abaixo.
Mariza saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de
a) oposição   b) condição  c) consequência  d) comparação  e) união

2. Preços mais altos proporcionam aos agricultores incentivos para produzir mais, o que torna mais fácil a tarefa de alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos aos consumidores, aumentando a pobreza e o descontentamento. (início do 2o parágrafo)
A 2a afirmativa introduz, em relação à 1a , noção de
a) condição.   b) temporalidade.  c) consequência.  d) finalidade.  e) restrição.

3. Releia-se o que escreve Beccaria:
“Contudo, se o roubo é comumente o crime da miséria e da aflição, se esse crime apenas é praticado por essa classe de homens infelizes, para os quais o direito de propriedade (direito terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a vida como único bem, [.......] as penas em dinheiro contribuirão tão-somente para aumentar os roubos, fazendo crescer o número de mendigos, tirando o pão a uma família inocente para dá-lo a rico talvez criminoso.” (parágrafo 5)
A palavra ou locução que, usada no espaço entre colchetes deixado no período, fortalece a conexão lógica entre as orações adverbiais condicionais e o que ele afirma a seguir é:
a) inclusive.  b) além disso.  c) então.  d) por outro lado.   e) mesmo.

4. “… e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória fraca…”; a oração grifada traz uma ideia de:
a) Causa.   b) Consequência.  c) Condição.  d) Conformidade.  e) Concessão.

5. No trecho “Ao tempo de Pilatos e de James Joyce, a linguagem virtual estava longe”. Masalém da realidade física, da palavra impressa, ela servia de símbolo da identidade e da perenidade da comunicação”.
  Os termos grifados acima têm, respectivamente, a equivalência de
a) adversidade – causa – tempo.  b) consequência – tempo – adversidade.
c) tempo – adversidade – adição.  d) adição – adversidade – tempo.  e)NDA

6. Em qual período o se é uma conjunção integrante?
a) “Paraquedista se prepara para romper a barreira do som com salto da estratosfera.”
b) “Um tecido comum pegaria fogo se fosse exposto diretamente a essa radiação.”
c) “Sabe-se também que a alimentação materna pode ter impacto na chance de a criança vir a desenvolver câncer.”
d) “Marilyn Monroe morreu aos 36 anos de forma trágica, vítima de uma overdose de medicamentos que até hoje não se sabe se foi intencional, acidental ou provocada por alguma misteriosa conspiração política.”
e) “Não fale rápido demais. Se sua dicção não for boa, ninguém irá entender o que você diz.”

7. “Já a produção de petróleo não é suficiente para atender à demanda, embora a dependência externa no setor tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse fragmento, estabelece relação lógico-semântica de:
a) Condição.  b) Adição.  c) Conformidade.  d) Concessão.  e) Tempo. 

8. “- Pois é, não jogo futebol, mas tenho alma de artilheiro…” a palavra destacada anteriormente exprime ideia de:
a) Escolha.  b) Contraste, oposição.  c) Finalidade.  d) Explicação.  e) Soma, adição.

9. “Dicas para acelerar sem perder o ritmo”. Nessa frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:
a) direção e negação;   b) comparação e ausência;  c) finalidade e concessão;
d) modo e condição;    e) movimento e modo.

10. No Texto lê-se: “A língua que falamos é um bem, se considerarmos “bens” “as coisas úteis ao homem”. O termo sublinhado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um (a):
a) construção linguística que apresenta relação causal.
b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical, que serve para adicionar uma ideia a outra.

11.Junte os pares de orações abaixo, de tal forma que entre elas se estabeleça a relação de sentido. Faça as alterações que forem necessárias.
}a) Seu projeto foi recusado. / As explicações foram convincentes.
}Seu projeto foi recusado porque as explicações não foram suficientes.
}b) Resolvemos ficar em casa. /Assim poderíamos descansar.
}Resolvemos ficar em casa pois, assim, poderíamos descansar.
}c) Houve vários imprevistos durante a viagem. / Tudo foi cuidadosamente planejado.
Mesmo que tudo foi cuidadosamente planejado, houve vários imprevistos durante a viagem.
}d) Ele crescia. / Ele ficava mais magro.
}Ele crescia, dessa forma ficava mais magro.
}e) Ele era estudioso.  / Todos os outros alunos da turma eram estudiosos.
} Ele era estudioso assim como todos os outros alunos da turma.

12.Complete o texto abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torná-lo coeso e coerente:
“A ansiedade costuma surgir__1_____________se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica_____2________prepara a mente para desafios, __3_______ falar em público. _______,______4_____ provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, in­sônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, _____5_______ requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves,________6_____ fobia, pânico ou obsessão compulsiva. ____7_________ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda médica, o problema pode e deve ser tratado. _____________8__ se pro­cure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, ______9_________prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. "Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios", explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medi­cina da Universidade de São Paulo. "______10______mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexua1." Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.” Fonte: Claudia, nov. 2000.
(7,10)além de - (1)quando - (8)embora - (4)mas - (2)se - (6,10)que - (3,5)como - (9)mesmo .

13.Leia as orações, unindo-as e marque a alternativa em que os conectivos, respectivamente, deem sentido às mesmas:
1.1_Seu projeto foi recusado. As explicações não foram convincentes.
1.2_Resolvemos ficar em casa. Poderíamos descansar.
1.3_Houve vários imprevistos durante a viagem. Não foi cuidadosamente planejada.
a)Embora, assim sendo, porque   b)pois, como , pois  c)dessa forma, assim sendo, embora
d)porque, assim, pois               e)n.d.a

14.Marque a alternativa que o conectivo grifado está incorreto:
a) O tempo ficou escuro e trovejou, _mas não choveu.
b) João e Maria são irmãos.
c) Faltei a aula, embora que fiz todas as tarefas.
d) Ela não vai, nem eu!
e)n.d.a

15.Marque a alternativa em que o conectivo grifado está correto:
a)Carlos foi à festa nem queria.
b)Os alunos e faltosos serão prejudicados na escola.
c)Pâmela quer um celular novo, porém, não tem dinheiro agora.
d)O professor disse que: Desliguem os celulares!
e)n.d.a

GABARITO
1. C   2. E   3. C  4. E   5. C   6. D   7. D   8. B   9. C  10.C   11.
12.  

13.D   14.C   15.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário