TRABALHANDO
OS CONECTIVOS TEXTUAIS
1. Considere a sentença abaixo.
Mariza saiu de casa atrasada e
perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “e”, que,
além de indicar adição, introduz a ideia de
a) oposição b) condição
c) consequência d)
comparação e) união
2. Preços mais altos proporcionam
aos agricultores incentivos para produzir mais, o que torna mais fácil a tarefa
de alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos aos consumidores,
aumentando a pobreza e o descontentamento. (início do 2o parágrafo)
A 2a afirmativa introduz, em
relação à 1a , noção de
a) condição. b) temporalidade. c) consequência. d) finalidade. e) restrição.
3. Releia-se o que escreve
Beccaria:
“Contudo, se o roubo é comumente
o crime da miséria e da aflição, se esse crime apenas é praticado por essa
classe de homens infelizes, para os quais o direito de propriedade (direito
terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a vida como único bem, [.......]
as penas em dinheiro contribuirão tão-somente para aumentar os roubos, fazendo
crescer o número de mendigos, tirando o pão a uma família inocente para dá-lo a
rico talvez criminoso.” (parágrafo 5)
A palavra ou locução que, usada
no espaço entre colchetes deixado no período, fortalece a conexão lógica entre
as orações adverbiais condicionais e o que ele afirma a seguir é:
a) inclusive. b) além disso. c) então.
d) por outro lado. e) mesmo.
4. “… e eu sou acaso um
deles, conquanto a prova de ter a memória fraca…”; a oração
grifada traz uma ideia de:
a) Causa. b) Consequência. c) Condição.
d) Conformidade. e) Concessão.
5. No trecho “Ao tempo de Pilatos
e de James Joyce, a linguagem virtual estava longe”. Mas, além
da realidade física, da palavra impressa, ela servia de símbolo da
identidade e da perenidade da comunicação”.
Os termos grifados acima têm, respectivamente, a equivalência de
a) adversidade – causa – tempo. b) consequência – tempo – adversidade.
c) tempo – adversidade – adição. d) adição – adversidade – tempo. e)NDA
6. Em qual período o se é uma
conjunção integrante?
a) “Paraquedista se prepara para
romper a barreira do som com salto da estratosfera.”
b) “Um tecido comum pegaria fogo
se fosse exposto diretamente a essa radiação.”
c) “Sabe-se também que a
alimentação materna pode ter impacto na chance de a criança vir a desenvolver
câncer.”
d) “Marilyn Monroe morreu aos 36
anos de forma trágica, vítima de uma overdose de medicamentos que até hoje não
se sabe se foi intencional, acidental ou provocada por alguma misteriosa conspiração
política.”
e) “Não fale rápido demais. Se
sua dicção não for boa, ninguém irá entender o que você diz.”
7. “Já a produção de petróleo não
é suficiente para atender à demanda, embora a dependência externa no setor
tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse fragmento, estabelece relação
lógico-semântica de:
a) Condição. b) Adição.
c) Conformidade. d) Concessão. e) Tempo.
8. “- Pois é, não jogo
futebol, mas tenho alma de artilheiro…” a palavra destacada
anteriormente exprime ideia de:
a) Escolha. b) Contraste, oposição. c) Finalidade. d) Explicação. e) Soma, adição.
9. “Dicas para acelerar sem perder
o ritmo”. Nessa frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:
a) direção e negação; b) comparação e ausência; c) finalidade e concessão;
d) modo e condição; e) movimento e modo.
10. No Texto lê-se: “A língua que
falamos é um bem, se considerarmos “bens” “as coisas úteis ao
homem”. O termo sublinhado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um
(a):
a) construção linguística que
apresenta relação causal.
b) sintagma com sentido
opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de
condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical, que serve
para adicionar uma ideia a outra.
11.Junte os pares de orações abaixo, de tal forma que
entre elas se estabeleça a relação de sentido. Faça as alterações que forem
necessárias.
}a) Seu projeto foi
recusado. / As explicações foram convincentes.
}Seu projeto foi
recusado porque as
explicações não foram suficientes.
}b) Resolvemos ficar
em casa. /Assim poderíamos descansar.
}Resolvemos ficar em
casa pois, assim, poderíamos
descansar.
}c) Houve vários
imprevistos durante a viagem. / Tudo foi cuidadosamente planejado.
Mesmo que tudo foi cuidadosamente planejado, houve
vários imprevistos durante a viagem.
}d) Ele
crescia. / Ele ficava mais magro.
}Ele crescia,
dessa forma ficava mais
magro.
}e) Ele
era estudioso. / Todos os outros alunos da turma eram estudiosos.
} Ele era
estudioso assim como todos os
outros alunos da turma.
12.Complete o texto
abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torná-lo coeso e coerente:
“A ansiedade costuma surgir__1_____________se enfrenta uma
situação desconhecida. Ela é benéfica_____2________prepara a mente para
desafios, __3_______ falar em público. _______,______4_____ provoca preocupação
exagerada, tensão muscular, tremores, insônia, suor demasiado, taquicardia,
medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode
indicar uma ansiedade generalizada, _____5_______ requer acompanhamento médico,
ou até transtornos mais graves,________6_____ fobia, pânico ou obsessão
compulsiva. ____7_________ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda médica,
o problema pode e deve ser tratado. _____________8__ se procure um
clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra,
______9_________prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base
de antidepressivos. "Hoje existe uma geração mais moderna desses
remédios", explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador
do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo. "______10______mais eficazes, não provocam ganho de peso nem
oscilação no desejo sexua1." Outra vantagem: não apresentam riscos ao
paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.” Fonte: Claudia, nov. 2000.
(7,10)além de - (1)quando - (8)embora - (4)mas - (2)se - (6,10)que - (3,5)como - (9)mesmo .
(7,10)além de - (1)quando - (8)embora - (4)mas - (2)se - (6,10)que - (3,5)como - (9)mesmo .
13.Leia
as orações, unindo-as e marque a alternativa em que os conectivos,
respectivamente, deem sentido às mesmas:
1.1_Seu
projeto foi recusado. As explicações não foram convincentes.
1.2_Resolvemos
ficar em casa. Poderíamos descansar.
1.3_Houve
vários imprevistos durante a viagem. Não foi cuidadosamente planejada.
a)Embora,
assim sendo, porque b)pois, como ,
pois c)dessa forma, assim sendo, embora
d)porque,
assim, pois e)n.d.a
14.Marque a alternativa
que o conectivo grifado está incorreto:
a) O tempo ficou escuro e
trovejou, _mas não choveu.
b) João e Maria são
irmãos.
c) Faltei a aula, embora
que fiz todas as tarefas.
d) Ela não vai, nem eu!
e)n.d.a
15.Marque
a alternativa em que o conectivo grifado está correto:
a)Carlos
foi à festa nem queria.
b)Os
alunos e faltosos serão prejudicados na escola.
c)Pâmela
quer um celular novo, porém, não tem dinheiro agora.
d)O
professor disse que: Desliguem os celulares!
e)n.d.a
GABARITO
1.
C 2. E
3. C 4. E 5. C
6. D 7. D 8. B
9. C 10.C 11.
12.
13.D 14.C
15.C
Nenhum comentário:
Postar um comentário