O que é substantivo?
Substantivo é a palavra variável que denomina os seres em geral. Podemos ainda dizer que é tudo que nomeia as “coisas”. Quanto a sua formação, pode ser: primitivo ou derivado, simples ou composto. Quanto à classificação podem ser: concreto ou abstrato, próprio ou comum. Quanto à flexão, há: gênero e número. O substantivo possui derivação quanto ao grau (aumentativo, diminutivo e neutro). Vamos explicar cada um deles.
Formação e Classificação do substantivo
O substantivo dá nome a todas as palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos, entre outros.
- Primitivo: palavras que não são derivadas de outras: Exemplo: flor, pedra, jardim.
- Derivado: possui derivação de outra palavra já existente na língua. Exemplo: pedreiro, jornalista.
- Simples: tem apenas um radical. Exemplo: água, sol, couve.
- Composto: tem dois ou mais radicais. Exemplo: água de cheiro, couve-flor, girassol.
Abstrato: designa ideias ou conceitos vinculados à existência a alguém ou alguma coisa. Exemplo: justiça, amor, trabalho.
Próprio: denota um único elemento que tenha um nome próprio dentro de um conjunto, identificado com letra maiúscula. Exemplo: João, Brasil, São Paulo, Cristina.
Coletivo: designa um nome singular dado a um conjunto de seres. Exemplo: biblioteca (conjunto de livros), turma (conjunto de estudantes), banda (conjunto de músicos).
Comum: são todos os demais substantivos que não são próprios. Exemplo: mesa, colchão, cama.
Flexão do substantivo
Os substantivos flexionam quanto ao gênero e quanto ao número. Quanto ao gênero podem ser masculino e feminino, e quanto às formas, podem ser: biformes, heterônimos, uniformes. Os uniformes são classificados em: epicenos, comum de dois gêneros, e sobrecomuns.
Quanto ao número, os substantivos apresentam no singular e no plural. Exemplo: menino = meninos, mal = males, anel = anéis.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/portugues/substantivos-definicao-formacao-classificacao-flexao-e-grau.html#ixzz3mJh88MG5
Substantivo Uniforme
Veja como ocorre a divisão dos substantivos uniformes:
Epicenos: é aquele substantivo em que se faz necessária a colocação da palavra macho e fêmea para entender a diferenciação.
Exemplo: cobra macho, cobra fêmea.
Veja alguns exemplos de substantivos epicenos: águia, baleia, cobra, onça, aranha, cutia, papagaio, tubarão, crocodilo, gavião, urubu, jacaré, borboleta.
Comuns de dois gêneros: é aquele substantivo em que a questão do gênero pode ser diferenciada pelo artigo e pelo pronome. Nesse caso, a palavra vai ter a mesma grafia, sendo que os pronomes e artigos é quem vão dizer se ela é do gênero feminino ou masculino. Fiquem ligados nos exemplos:
O motorista, a motorista
O jornalista, a jornalista
O cliente, a cliente
O jornalista, a jornalista
O cliente, a cliente
Sobrecomuns: a última classificação dos substantivos uniformes diz respeito aos sobrecomuns. É preciso ficar bem atento a esse tipo de substantivo, pois geralmente é o que mais acaba sendo cobrado nas avaliações justamente por seu nível de complexidade. Nesse caso, até que haverá um artigo o antecedendo, mas é preciso ter clareza de que há uma única forma para os dois gêneros. Veja nos exemplos:
O algoz – o carrasco – o cônjuge – o guia – o animal – o defunto – o ente – a criatura – a pessoa – a criança – a testemunha – o membro – o apóstolo – o monstro – o indivíduo – o manequim – a vítima – o verdugo – o sujeito – o tipo – o ser.
Fonte: http://www.colegioweb.com.br/portugues/generos-substantivo-uniformes.html#ixzz3mJhvk000
Nenhum comentário:
Postar um comentário