segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Licença Médica 1 anos - Língua Portuguesa 3 bim

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS
Conceitos básicos: 
Observe as seguintes palavras:
escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização
Observando-as, percebemos que há um elemento comum a todas elas: a forma escol-. Além disso, em todas há elementos destacáveis, responsáveis por algum detalhe de significação. Compare, por exemplo, escola e escolar: partindo de escola, formou-se escolar pelo acréscimo do elemento destacável -ar.
Por meio desse trabalho de comparação entre as diversas palavras que selecionamos, podemos depreender a existência de diferentes elementos formadores. Cada um desses elementos formadores é uma unidade mínima de significação, um elemento significativo indecomponível, a que damos o nome de morfema.

                                                     Classificação dos morfemas:
Radical : Há um morfema comum a todas as palavras que estamos analisando: escol-. É esse morfema comum – o radical – que faz com que as consideremos palavras de uma mesma família de significação – os cognatos. O radical é a parte da palavra responsável por sua significação principal.

Afixos : Como vimos, o acréscimo do morfema –ar cria uma nova palavra a partir deescola. De maneira semelhante, o acréscimo dos morfemas sub- e –arização à forma escol- criou subescolarização. Esses morfemas recebem o nome de afixos.
Quando são colocados antes do radical, como acontece com sub-, os afixos recebem o nome de prefixos. Quando, como –arização, surgem depois do radical os afixos são chamados de sufixos. Prefixos e sufixos, além de operar mudança de classe gramatical, são capazes de introduzir modificações de significado no radical a que são acrescentados.

Desinências: Quando se conjuga o verbo amar, obtêm-se formas como amava, amavas, amava, amávamos, amáveis, amavam. Essas modificações ocorrem à medida que o verbo vai sendo flexionado em número (singular e plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira). Também ocorrem se modificarmos o tempo e o modo do verbo (amava, amara, amasse, por exemplo).
Podemos concluir, assim, que existem morfemas que indicam as flexões das palavras. Esses morfemas sempre surgem no fim das palavras variáveis e recebem o nome de desinências. Há desinências nominais e desinências verbais.
• Desinências nominais: indicam o gênero e o número dos nomes. Para a indicação de gênero, o português costuma opor as desinências -o/-a:
garoto/garota; menino/menina
Para a indicação de número, costuma-se utilizar o morfema –s, que indica o plural em oposição à ausência de morfema, que indica o singular: garoto/garotos; garota/garotas; menino/meninos; menina/meninas.
No caso dos nomes terminados em –r e –z, a desinência de plural assume a forma -es: mar/mares; revólver/revólveres; cruz/cruzes.

• Desinências verbais: em nossa língua, as desinências verbais pertencem a dois tipos distintos. Há aqueles que indicam o modo e o tempo (desinências modo-temporais) e aquelas que indicam o número e a pessoa dos verbos (desinência número-pessoais):
 

cant-á-va-mos
cant-á-sse-is
cant: radical
cant:
radical
-á-: vogal temática
-á-: vogal temática
-va-:desinência modo-temporal (caracteriza o pretérito imperfeito do indicativo)
-sse-:desinência modo-temporal (caracteriza o pretérito imperfeito do subjuntivo)
-mos:desinência número-pessoal (caracteriza a primeira pessoa do plural)
-is:desinência número-pessoal (caracteriza a segunda pessoa do plural)

Vogal temática: Observe que, entre o radical cant- e as desinências verbais, surge sempre o morfema –a.
Esse morfema, que liga o radical às desinências, é chamado de vogal temática. Sua função é ligar-se ao radical, constituindo o chamado tema. É ao tema (radical + vogal temática) que se acrescentam as desinências. Tanto os verbos como os nomes apresentam vogais temáticas.


primeira conjugação
segunda conjugação
terceira conjugação
 govern-a-va
estabelec-e-sse
defin-i-ra
atac-a-va
cr-e-ra
imped-i-sse
realiz-a-sse
mex-e-rá
ag-i-mos
• Vogais temáticas verbais: São -a, -e e -i, que caracterizam três grupos de verbos a que se dá o nome de conjugações. Assim, os verbos cuja vogal temática é –a pertencem à primeira conjugação; aqueles cuja vogal temática é -e pertencem à segunda conjugação e os que têm vogal temática -i pertencem à terceira conjugação.
 • Vogais temáticas nominais: São -a, -e, e -o, quando átonas finais, como em mesa, artista, busca, perda, escola, triste, base, combate. Nesses casos, não poderíamos pensar que essas terminações são desinências indicadoras de gênero, pois a mesa, escola, por exemplo, não sofrem esse tipo de flexão. É a essas vogais temáticas que se liga a desinência indicadora de plural: mesa-s, escola-s, perda-s. Os nomes terminados em vogais tônicas (sofá, café, cipó, caqui, por exemplo) não apresentam vogal temática.
Vogal ou consoante de ligação: As vogais ou consoantes de ligação são morfemas que surgem por motivos eufônicos, ou seja, para facilitar ou mesmo possibilitar a leitura de uma determinada palavra. Temos um exemplo de vogal de ligação na palavra escolaridade: o -i- entre os sufixos -ar- e -dade facilita a emissão vocal da palavra. Outros exemplos: gasômetro, alvinegro, tecnocracia, paulada, cafeteira, chaleira, tricota.
Por Marina Cabral

                                                            Atividades
1) Analise atentamente o poema a seguir, atentando-se para as questões pertinentes ao mesmo:

                                                    F o r m a
                                                  R e f o r m a
                                                  D i s f o r m a
                                                 T r a n s f o r m a
                                                   C o n f o r m a
                                                      I n f o r m a
                                                        F o r m a

a) Estamos diante de um poema concreto de autoria de José Lino Grünewald. De acordo com o processo ligado à formação de palavras, conceitue-o, levando em consideração o radical.

b) Indique a classe gramatical a que pertence o radical e as demais palavras que dele se originaram.

2) Assinale a única opção em que ocorre variante do radical:
a) dizer, dizes, dizia;           b) faço, fazes, façamos;  c) amaria, amavas, amou;
d) quero, queres, querias;   e) vencia, venceste, vence.

3. Assinale a opção em que há erro na identificação do elemento mórfico grifado:
a) compostas: desinência de feminino;     b) quadrar: radical;       c) adotei vogal temática;
d) pareceram: vogal temática;                   e) influência: desinência de feminino.


4. Vocábulo onde existe desinência de gênero:
a) segredo;   b) curiosidade;  c) força;   d) verbo;  e) alheia.

5) Assinale a opção em que nem todas as palavras possuem o mesmo radical:
a) noite, anoitecer, noitada;    b) luz, luzeiro, alumiar;   c) incrível, crente, crer;
d) festa, festeiro, festejar;       e) riqueza, ricaço, enriquecer.

6) A palavra tijolinho tem na sua estrutura mórfica os seguintes elementos:
a) Prefixo, radical                      b) Sufixo, radical    c) Radical, sufixo   
d) Prefixo, radical, sufixo.          e) Radical, vogal de ligação, sufixo.

7) Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela em que ocorrem dois prefixos que dão ideia de negação:
a) Impune, acéfalo.     b) Pressupor, ambíguo   c) Anarquia, decair.
d) Importar, soterrar    e) Ilegal, refazer.

8) Assinale a alternativa em que todas as palavras são formadas pelo prefixo da palavra “imigrante”:
a) Importação, imersão, implantação.   b) Invasão, ingresso, insatisfação. 
c) Ingestão, incineração, imoderação.  d) Intubação, interpretação, incorreção.
e) Intromissão, inserção, imobilização.

9) Em “.. conhecendo nosso medo...” ,o vocábulo sublinhado  apresenta em sua estrutura os seguintes elementos mórficos:
a) o radical conhece, o prefixo ndo.        
b) o radical ndo, o tema conhece, a vogal temática  e.
c) o prefixo com, o radical conhece,  a vogal temática e. a desinência ndo.
d) o radical conhec, a vogal temática e , o tema conhece , a desinência ndo.

10) Numere de acorda e assinale a alternativa correta.:
(1)Voga1 temática                                   (   ) cantei                    a)4 — 3 — 1 — 2
(2)Vogal de Iigação                                 (   ) cafeteira                b)3 — 4. — 1 — 2
(3)Variação de vogal temática               (   ) cadeiras                c)2 — 1 —  3 — 4
(4)Consoante de ligação                         (   ) mares                    d)3 — 1 — 4 — 2

11) Relacione as duas colunas:
(     )  raiz, radical, tema                                     (1) elementos modificadores
(     ) prefixo, sufixo, desinência                        (2) elementos de ligação
(     ) vogal e consoante de ligação                  (3) elementos básicos e significativos

12) (UFPE) Observe:
I - "Enquanto eu invento e desinvento "moda". (Caetano Veloso)
II - "Esse alguém me diria: "Desiste, essa busca é inútil". (Paulo Vanzolini)
III - "E que essa vida entre assim (...) Desvirginando a madrugada". (Gonzaguinha) 
IV - "Você se chama grã-fino e eu afino tanto quanto desafino do seu tom". (Caetano Veloso)
Quanto ao processo de formação das palavras em negrito, assinale a alternativa incorreta. 
a) "Desinvento", item I, é formada por "prefixação".   b) "Desiste", item II, é formada por prefixação.
c) "Inútil" item II, é formada por prefixação.   
 d) "Desvirginando", item III, é formada por prefixação e sufixação. 
e) "Desafino" item IV, é formada por prefixação.

13) (PUC-PR) Na palavra infelizmente temos três partes com um significado próprio: in, feliz e mente. Assinale a alternativa em que todos os elementos constituem partes significativas da palavra desigualdades: 
a) de - si - gual - da - des.     b) des - igual - dade - s.      c) desi - gual - da - des. 

d) des - i - gual - da - des.     e) desigual - dades. 

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