ESTRUTURA E FORMAÇÃO
DAS PALAVRAS
Conceitos básicos:
Observe as seguintes palavras:
escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização
Observando-as, percebemos que há um elemento comum a todas elas: a forma escol-. Além disso, em todas há elementos destacáveis, responsáveis por algum detalhe de significação. Compare, por exemplo, escola e escolar: partindo de escola, formou-se escolar pelo acréscimo do elemento destacável -ar.
Observe as seguintes palavras:
escol-a
escol-ar
escol-arização
escol-arizar
sub-escol-arização
Observando-as, percebemos que há um elemento comum a todas elas: a forma escol-. Além disso, em todas há elementos destacáveis, responsáveis por algum detalhe de significação. Compare, por exemplo, escola e escolar: partindo de escola, formou-se escolar pelo acréscimo do elemento destacável -ar.
Por meio desse trabalho de comparação entre as
diversas palavras que selecionamos, podemos depreender a existência de
diferentes elementos formadores. Cada um desses elementos formadores é uma
unidade mínima de significação, um elemento significativo indecomponível, a que
damos o nome de morfema.
Classificação dos morfemas:
Radical : Há um morfema comum a todas as palavras que estamos analisando: escol-. É esse morfema comum – o radical – que faz com que as consideremos palavras de uma mesma família de significação – os cognatos. O radical é a parte da palavra responsável por sua significação principal.
Afixos : Como vimos, o acréscimo do morfema –ar cria uma nova palavra a partir deescola. De maneira semelhante, o acréscimo dos morfemas sub- e –arização à forma escol- criou subescolarização. Esses morfemas recebem o nome de afixos.
Quando são colocados antes do radical, como acontece com sub-, os afixos recebem o nome de prefixos. Quando, como –arização, surgem depois do radical os afixos são chamados de sufixos. Prefixos e sufixos, além de operar mudança de classe gramatical, são capazes de introduzir modificações de significado no radical a que são acrescentados.
Desinências: Quando se conjuga o verbo amar, obtêm-se formas como amava, amavas, amava, amávamos, amáveis, amavam. Essas modificações ocorrem à medida que o verbo vai sendo flexionado em número (singular e plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira). Também ocorrem se modificarmos o tempo e o modo do verbo (amava, amara, amasse, por exemplo).
Classificação dos morfemas:
Radical : Há um morfema comum a todas as palavras que estamos analisando: escol-. É esse morfema comum – o radical – que faz com que as consideremos palavras de uma mesma família de significação – os cognatos. O radical é a parte da palavra responsável por sua significação principal.
Afixos : Como vimos, o acréscimo do morfema –ar cria uma nova palavra a partir deescola. De maneira semelhante, o acréscimo dos morfemas sub- e –arização à forma escol- criou subescolarização. Esses morfemas recebem o nome de afixos.
Quando são colocados antes do radical, como acontece com sub-, os afixos recebem o nome de prefixos. Quando, como –arização, surgem depois do radical os afixos são chamados de sufixos. Prefixos e sufixos, além de operar mudança de classe gramatical, são capazes de introduzir modificações de significado no radical a que são acrescentados.
Desinências: Quando se conjuga o verbo amar, obtêm-se formas como amava, amavas, amava, amávamos, amáveis, amavam. Essas modificações ocorrem à medida que o verbo vai sendo flexionado em número (singular e plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira). Também ocorrem se modificarmos o tempo e o modo do verbo (amava, amara, amasse, por exemplo).
Podemos
concluir, assim, que existem morfemas que indicam as flexões das palavras.
Esses morfemas sempre surgem no fim das palavras variáveis e recebem o nome de
desinências. Há desinências nominais e desinências verbais.
• Desinências nominais: indicam o gênero e o número
dos nomes. Para a indicação de gênero, o português costuma opor as desinências
-o/-a:
garoto/garota; menino/menina
garoto/garota; menino/menina
Para a indicação de número, costuma-se utilizar o
morfema –s, que indica o plural em oposição à ausência de
morfema, que indica o singular: garoto/garotos; garota/garotas;
menino/meninos; menina/meninas.
No caso dos nomes terminados em –r e –z, a desinência de plural assume a forma -es: mar/mares; revólver/revólveres; cruz/cruzes.
• Desinências verbais: em nossa língua, as desinências verbais pertencem a dois tipos distintos. Há aqueles que indicam o modo e o tempo (desinências modo-temporais) e aquelas que indicam o número e a pessoa dos verbos (desinência número-pessoais):
No caso dos nomes terminados em –r e –z, a desinência de plural assume a forma -es: mar/mares; revólver/revólveres; cruz/cruzes.
• Desinências verbais: em nossa língua, as desinências verbais pertencem a dois tipos distintos. Há aqueles que indicam o modo e o tempo (desinências modo-temporais) e aquelas que indicam o número e a pessoa dos verbos (desinência número-pessoais):
cant-á-va-mos
|
cant-á-sse-is
|
cant: radical
|
cant:
radical
|
-á-: vogal
temática
|
-á-: vogal temática
|
-va-:desinência
modo-temporal (caracteriza o pretérito imperfeito do indicativo)
|
-sse-:desinência modo-temporal
(caracteriza o pretérito imperfeito do subjuntivo)
|
-mos:desinência
número-pessoal (caracteriza a primeira pessoa do plural)
|
-is:desinência
número-pessoal (caracteriza a segunda pessoa do plural)
|
Vogal temática: Observe que, entre o radical cant- e
as desinências verbais, surge sempre o morfema –a.
Esse morfema, que liga o radical às desinências, é chamado de vogal temática. Sua função é ligar-se ao radical, constituindo o chamado tema. É ao tema (radical + vogal temática) que se acrescentam as desinências. Tanto os verbos como os nomes apresentam vogais temáticas.
Esse morfema, que liga o radical às desinências, é chamado de vogal temática. Sua função é ligar-se ao radical, constituindo o chamado tema. É ao tema (radical + vogal temática) que se acrescentam as desinências. Tanto os verbos como os nomes apresentam vogais temáticas.
primeira conjugação
|
segunda conjugação
|
terceira conjugação
|
govern-a-va
|
estabelec-e-sse
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defin-i-ra
|
atac-a-va
|
cr-e-ra
|
imped-i-sse
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realiz-a-sse
|
mex-e-rá
|
ag-i-mos
|
• Vogais temáticas verbais: São -a, -e e -i,
que caracterizam três grupos de verbos a que se dá o nome de conjugações. Assim, os verbos cuja
vogal temática é –a pertencem à primeira conjugação; aqueles
cuja vogal temática é -e pertencem à segunda conjugação
e os que têm vogal temática -i pertencem à terceira
conjugação.
• Vogais
temáticas nominais: São -a, -e, e -o, quando
átonas finais, como em mesa, artista, busca, perda,
escola, triste, base, combate. Nesses casos, não
poderíamos pensar que essas terminações são desinências indicadoras de gênero,
pois a mesa, escola, por exemplo, não sofrem esse tipo de flexão. É a essas
vogais temáticas que se liga a desinência indicadora de plural: mesa-s,
escola-s, perda-s. Os nomes terminados em vogais
tônicas (sofá, café, cipó, caqui, por exemplo) não apresentam
vogal temática.
Vogal ou consoante de ligação: As vogais ou
consoantes de ligação são morfemas que surgem por motivos eufônicos, ou seja,
para facilitar ou mesmo possibilitar a leitura de uma determinada palavra.
Temos um exemplo de vogal de ligação na palavra escolaridade: o -i- entre
os sufixos -ar- e -dade facilita a emissão vocal
da palavra. Outros exemplos: gasômetro, alvinegro, tecnocracia, paulada,
cafeteira, chaleira, tricota.
Por Marina Cabral
Atividades
1) Analise atentamente o poema a
seguir, atentando-se para as questões pertinentes ao mesmo:
F o r m a
R e f o r m a
D i s f o r m a
T r a n s f o r m a
C o n f o r m a
I n f o r m a
F o r m a
a) Estamos diante de um poema concreto de autoria de José Lino
Grünewald. De acordo com o processo ligado à formação de palavras, conceitue-o,
levando em consideração o radical.
b) Indique a classe gramatical a que pertence o radical e as demais
palavras que dele se originaram.
2) Assinale a única opção em que
ocorre variante do radical:
a) dizer, dizes, dizia; b)
faço, fazes, façamos; c) amaria, amavas,
amou;
d) quero, queres, querias; e)
vencia, venceste, vence.
3. Assinale a opção em que há erro na
identificação do elemento mórfico grifado:
a) compostas: desinência de feminino;
b) quadrar: radical; c)
adotei vogal temática;
d) pareceram: vogal temática; e) influência: desinência de
feminino.
4. Vocábulo onde existe desinência de
gênero:
a) segredo; b) curiosidade; c) força;
d) verbo; e) alheia.
5) Assinale a opção em que nem
todas as palavras possuem o mesmo radical:
a) noite, anoitecer, noitada; b)
luz, luzeiro, alumiar; c) incrível,
crente, crer;
d) festa, festeiro, festejar;
e) riqueza, ricaço, enriquecer.
6) A palavra tijolinho tem na
sua estrutura mórfica os seguintes elementos:
a) Prefixo, radical
b) Sufixo, radical c) Radical,
sufixo
d) Prefixo, radical, sufixo.
e) Radical, vogal de ligação, sufixo.
7) Dentre as alternativas abaixo,
assinale aquela em que ocorrem dois prefixos que dão ideia de negação:
a) Impune, acéfalo. b)
Pressupor, ambíguo c) Anarquia, decair.
d) Importar, soterrar e)
Ilegal, refazer.
8) Assinale a alternativa em que
todas as palavras são formadas pelo prefixo da palavra “imigrante”:
a) Importação, imersão, implantação.
b) Invasão, ingresso, insatisfação.
c) Ingestão, incineração, imoderação.
d) Intubação, interpretação, incorreção.
e) Intromissão, inserção, imobilização.
9) Em “.. conhecendo nosso medo...”
,o vocábulo sublinhado apresenta em sua estrutura os seguintes elementos
mórficos:
a) o radical conhece, o prefixo ndo.
b) o radical ndo, o tema conhece, a vogal temática e.
c) o prefixo com, o radical conhece, a vogal temática e. a
desinência ndo.
d) o radical conhec, a vogal temática e , o tema conhece , a desinência
ndo.
10) Numere de acorda e assinale
a alternativa correta.:
(1)Voga1 temática
(
) cantei
a)4 — 3 — 1 — 2
(2)Vogal de Iigação
( )
cafeteira b)3 — 4. — 1 —
2
(3)Variação de vogal temática
( ) cadeiras
c)2 — 1 — 3 — 4
(4)Consoante de ligação
( ) mares
d)3 — 1 — 4 — 2
11) Relacione as duas colunas:
( ) raiz, radical, tema
(1) elementos modificadores
( ) prefixo, sufixo, desinência
(2) elementos de
ligação
( ) vogal e consoante de ligação
(3) elementos básicos e significativos
12) (UFPE) Observe:
I - "Enquanto eu invento e desinvento "moda". (Caetano
Veloso)
II - "Esse alguém me diria: "Desiste, essa busca é
inútil". (Paulo Vanzolini)
III - "E que essa vida entre assim (...) Desvirginando a
madrugada". (Gonzaguinha)
IV - "Você se chama grã-fino e eu afino tanto quanto desafino do
seu tom". (Caetano Veloso)
Quanto ao processo de formação das
palavras em negrito, assinale a alternativa incorreta.
a) "Desinvento", item I, é formada por "prefixação". b) "Desiste", item II, é formada
por prefixação.
c) "Inútil" item II, é formada por prefixação.
d) "Desvirginando",
item III, é formada por prefixação e sufixação.
e) "Desafino" item IV, é formada por prefixação.
13) (PUC-PR) Na palavra infelizmente
temos três partes com um significado próprio: in, feliz e mente. Assinale
a alternativa em que todos os elementos constituem partes significativas da
palavra desigualdades:
a) de - si - gual - da - des.
b) des - igual - dade - s.
c) desi - gual - da - des.
d) des - i - gual - da - des.
e) desigual - dades.
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