TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
Sobre os
Termos Acessórios
Existem
termos que, apesar de dispensáveis na estrutura básica da oração, são
importantes para a compreensão do enunciado. Ao acrescentar informações novas,
esses termos:
-
caracterizam o ser;
-
determinam os substantivos;
-
exprimem circunstância.
São termos
acessórios da oração: o adjunto adverbial, o adjunto
adnominal e o aposto.
Adjunto Adverbial
É o termo
da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo,
lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o
termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou
de um advérbio. Observe as frases abaixo:
Eles se respeitam muito.
Seu
projeto é muito interessante.
O time
jogou muito mal.
Nessas
três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade.
No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam, que é
núcleo do predicado verbal. No segundo, intensifica o adjetivo interessante,
que é o núcleo do predicativo do sujeito. Na terceira oração, muito intensifica
o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo.
Veja o
exemplo abaixo:
Amanhã voltarei de bicicleta
àquela velha praça.
Os termos
em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias:
amanhã indica tempo;
de
bicicleta indica meio;
àquela
velha praça indica lugar.
Sabendo que a classificação do adjunto adverbial se relaciona com a
circunstância por ele expressa, os termos acima podem ser classificados,
respectivamente em: adjunto adverbial de tempo, adjunto adverbial de meio e
adjunto adverbial de lugar.
O adjunto
adverbial pode ser expresso por:
1)
Advérbio: O balão
caiu longe.
2)
Locução Adverbial: O balão caiu no mar.
3)
Oração: Se o balão pegar fogo, avisem-me.
Classificação
do Adjunto Adverbial
1.Acréscimo
- Por Exemplo: Além da tristeza, sentia profundo cansaço.
2.Afirmação
- Por Exemplo: Sim,
realmente irei partir. Ele irá com certeza.
3.Assunto
- Por Exemplo: Falávamos sobre
futebol. (ou de futebol, ou a respeito de
futebol).
4.Causa -
Por Exemplo: Com o calor, o poço secou. Não comentamos nada por discrição. O menor
trabalha por necessidade.
5.Companhia
- Por Exemplo: Fui ao
cinema com sua prima. Com quem você saiu? Sempre contigo irei
estar.
6.Concessão
- Por Exemplo: Apesar do estado precário do gramado, o jogo foi ótimo.
7.Condição
- Por Exemplo: Sem minha autorização, você não irá. Sem erros, não
há acertos.
8.Conformidade
- Por Exemplo: Fez tudo conforme
o combinado. (ou segundo o combinado)
9.Dúvida
- Por Exemplo: Talvez seja
melhor irmos mais tarde. Porventura, encontrariam a solução da crise?
Quiçá acertemos desta vez.
Quiçá acertemos desta vez.
10.Fim, finalidade - Por Exemplo: Ela vive para o amor. Daniel estudou para
o exame. Trabalho para o meu sustento.
Viajei a negócio.
Viajei a negócio.
11.Frequência
- Por Exemplo: Sempre aparecia
por lá. Havia reuniões todos os dias.
12.Instrumento
- Por Exemplo: Rodrigo
fez o corte com a faca. O artista criava seus desenhos a
lápis.
13.Intensidade
- Por Exemplo: A atleta
corria bastante. O remédio é muito caro.
14.Limite
- Por Exemplo: A menina
andava correndo do quarto à sala.
15.Lugar
- Por Exemplo: Nasci em
Porto Alegre. Estou em casa. Vive nas montanhas. Viajou para
o litoral.
"Há, em cada canto de minh’alma, um altar a um Deus diferente." (Álvaro de Campos)
"Há, em cada canto de minh’alma, um altar a um Deus diferente." (Álvaro de Campos)
16.Matéria
- Por Exemplo: Compunha-se de
substâncias estranhas. Era feito de aço.
17.Meio -
Por Exemplo: Fui de
avião. Viajei de trem. Enriqueceram mediante
fraude.
18.Modo - Por
Exemplo: Foram
recrutados a dedo. Fiquem à vontade. Esperava tranquilamente o
momento decisivo.
19.Negação
- Por Exemplo: Não há
erros em seu trabalho. Não aceitarei a proposta em hipótese
alguma.
20.Preço
- Por Exemplo: As casas
estão sendo vendidas a preços muito altos.
21.Substituição
ou troca - Por Exemplo: Abandonou suas convicções por privilégios econômicos.
22.Tempo
- Por Exemplo: O
escritório permanece aberto das 8h às 18h. Beto e Mara se casarão em
junho.
Ontem à tarde encontrou um velho amigo.
Ontem à tarde encontrou um velho amigo.
Atividades
Leia este poema, de Carlos Drummond de Andrade,
e responda às questões de 1 a 5.
Classe mista “Meninas, meninas, do lado de lá. Meninos, meninos, do lado de cá.” Por que sempre dois lados, corredor no meio, professora em frente, e o sonho de um tremor de terra |
que só acontece em Messina, jamais, jamais em Minas, para, entre escombros, me ver junto de Conceição até o fim do curso? |
1. A partir do 5º verso do poema, é o eu lírico
quem fala. Nos quatro versos iniciais, as aspas indicam que quem fala é outra
pessoa. Quem provavelmente é essa pessoa? Por quê?
2. O eu lírico sonha com um terremoto em Minas. Por quê? Qual é o verdadeiro desejo dele?
3. O adjunto adverbial tem um papel de destaque na construção desse poema.
a) Identifique e reúna os adjuntos adverbiais em dois grupos: os que indicam lugar e os que indicam tempo.
b) Qual dos dois tipos de advérbio aparece mais vezes no texto?
c) Que relação há entre o desejo do eu lírico de ficar junto de Conceição e o predomínio desse tipo de adjunto adverbial no texto?
4. Antigamente, a maior parte das escolas não misturava meninos e meninas numa mesma sala de aula. O poema provavelmente retrata uma situação vivida pelo poeta quando criança (ele nasceu em 1902). Para os padrões atuais de escola:
a) Você acha que essa classe é realmente mista?
b) Que parte da sala de aula representa, verticalmente, a divisão entre meninos e meninas?
5. Faça você também um poema empregando vários adjuntos adverbiais do mesmo tipo. Sugerimos
o par ontem e hoje, que permite comparar o passado e o presente. Se quiser, brinque com as
situações, mostrando as vantagens que tinha quando bebê e as desvantagens de ter crescido; ou as
vantagens de ser filho único e as desvantagens de ter mais irmãos; e assim por diante. Se preferir,
escolha outros adjuntos ou pares de adjuntos. Ao terminar, dê um título ao seu texto.
2. O eu lírico sonha com um terremoto em Minas. Por quê? Qual é o verdadeiro desejo dele?
3. O adjunto adverbial tem um papel de destaque na construção desse poema.
a) Identifique e reúna os adjuntos adverbiais em dois grupos: os que indicam lugar e os que indicam tempo.
b) Qual dos dois tipos de advérbio aparece mais vezes no texto?
c) Que relação há entre o desejo do eu lírico de ficar junto de Conceição e o predomínio desse tipo de adjunto adverbial no texto?
4. Antigamente, a maior parte das escolas não misturava meninos e meninas numa mesma sala de aula. O poema provavelmente retrata uma situação vivida pelo poeta quando criança (ele nasceu em 1902). Para os padrões atuais de escola:
a) Você acha que essa classe é realmente mista?
b) Que parte da sala de aula representa, verticalmente, a divisão entre meninos e meninas?
5. Faça você também um poema empregando vários adjuntos adverbiais do mesmo tipo. Sugerimos
o par ontem e hoje, que permite comparar o passado e o presente. Se quiser, brinque com as
situações, mostrando as vantagens que tinha quando bebê e as desvantagens de ter crescido; ou as
vantagens de ser filho único e as desvantagens de ter mais irmãos; e assim por diante. Se preferir,
escolha outros adjuntos ou pares de adjuntos. Ao terminar, dê um título ao seu texto.
6.Tendo como
referência os termos em destaque, relacione a 2ª coluna de acordo com a
primeira:
a – Quando chegares
do trabalho avise-me.
b – O discurso do diretor foi aplaudido com entusiasmo.
c – Visitaremos o litoral nordestino nestas férias.
d – Como chovia bastante, não fomos ao cinema, conforme combinado.
b – O discurso do diretor foi aplaudido com entusiasmo.
c – Visitaremos o litoral nordestino nestas férias.
d – Como chovia bastante, não fomos ao cinema, conforme combinado.
e –
Fiquei muito agradecida pela sua ajuda.
( ) adjunto adverbial de intensidade ( ) adjunto adverbial de lugar ( ) adjunto adverbial de modo
( ) adjunto adverbial de causa ( ) adjunto adverbial de tempo
( ) adjunto adverbial de intensidade ( ) adjunto adverbial de lugar ( ) adjunto adverbial de modo
( ) adjunto adverbial de causa ( ) adjunto adverbial de tempo
7.Identifique os adjuntos adverbiais e classifique
quanto a sua circunstância.
a) Cheguei cedo.
b) Falaram muito.
c) Eles chegaram bastante cedo.
d) Eram alunas muito bonitas.
e) Onde você mora?
f) Quando você volta?
g) Não sei como ele faz isso.
h) Ele falava muito mal.
i) Ali se vendem relógios.
j) Muitas crianças estão morrendo de fome devido à desnutrição.
k) Falavam sobre política.
l) Cortou-se com a faca
m) Talvez ele corra na praia.
a) Cheguei cedo.
b) Falaram muito.
c) Eles chegaram bastante cedo.
d) Eram alunas muito bonitas.
e) Onde você mora?
f) Quando você volta?
g) Não sei como ele faz isso.
h) Ele falava muito mal.
i) Ali se vendem relógios.
j) Muitas crianças estão morrendo de fome devido à desnutrição.
k) Falavam sobre política.
l) Cortou-se com a faca
m) Talvez ele corra na praia.
8.Transcreva da tirinha os adjuntos adverbiais e
classifique-os:
9.Reescreva as orações, inserindo um adjunto adverbial SOLICITADO
NOS PARÊNTESES
a)Vou passar o feriado de 7 de setembro com minha
família.(LUGAR)
b)Uma vendedora ambulante foi atropelada.(TEMPO
c)Os quatro atletas foram punidos.(CAUSA)
f) Marquinhos foi promovido a gerente.(NEGAÇÃO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário