quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Licença Médica - 2º anos - Língua Portuguesa

                                                    TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
Sobre os Termos Acessórios
Existem termos que, apesar de dispensáveis na estrutura básica da oração, são importantes para a compreensão do enunciado. Ao acrescentar informações novas, esses  termos:
- caracterizam o ser;
- determinam os substantivos;
- exprimem circunstância.
São termos acessórios da oração: o adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto.

                     Adjunto Adverbial
É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. Observe as frases abaixo:
Eles se respeitam muito.
Seu projeto é muito interessante.
O time jogou muito mal.
Nessas três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade. No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam, que é núcleo do predicado verbal. No segundo, intensifica o adjetivo interessante, que é o núcleo do predicativo do sujeito. Na terceira oração, muito intensifica o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo.
Veja o exemplo abaixo:
Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça.
Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias:
amanhã indica tempo;
de bicicleta indica meio;
àquela velha praça indica lugar.
  Sabendo que a classificação do adjunto adverbial se relaciona com a circunstância por ele expressa, os termos acima podem ser classificados, respectivamente em: adjunto adverbial de tempo, adjunto adverbial de meio e adjunto adverbial de lugar.
O adjunto adverbial pode ser expresso por:
1) Advérbio: O balão caiu longe.
2) Locução Adverbial: O balão caiu no mar.
3) Oração: Se o balão pegar fogo, avisem-me.

Classificação do Adjunto Adverbial
1.Acréscimo - Por Exemplo: Além da tristeza, sentia profundo cansaço.
2.Afirmação - Por Exemplo: Sim, realmente irei partir. Ele irá com certeza.
3.Assunto - Por Exemplo: Falávamos sobre futebol. (ou de futebol, ou a respeito de futebol).
4.Causa - Por Exemplo: Com o calor, o poço secou. Não comentamos nada por discrição. O menor trabalha por necessidade.
5.Companhia - Por Exemplo: Fui ao cinema com sua prima. Com quem você saiu?  Sempre contigo irei estar.
6.Concessão - Por Exemplo: Apesar do estado precário do gramado, o jogo foi ótimo.
7.Condição - Por Exemplo: Sem minha autorização, você não irá. Sem erros, não há acertos.
8.Conformidade - Por Exemplo: Fez tudo conforme o combinado. (ou segundo o combinado)
9.Dúvida - Por Exemplo: Talvez seja melhor irmos mais tarde. Porventura, encontrariam a solução da crise?
Quiçá acertemos desta vez.
10.Fim, finalidade - Por Exemplo: Ela vive para o amor. Daniel estudou para o exame. Trabalho para o meu sustento.
Viajei a negócio.
11.Frequência - Por Exemplo: Sempre aparecia por lá. Havia reuniões todos os dias.
12.Instrumento - Por Exemplo: Rodrigo fez o corte com a faca. O artista criava seus desenhos a lápis.
13.Intensidade - Por Exemplo: A atleta corria bastante. O remédio é muito caro.
14.Limite - Por Exemplo: A menina andava correndo do quarto à sala.
15.Lugar - Por Exemplo: Nasci em Porto Alegre. Estou em casa. Vive nas montanhas. Viajou para o litoral.
"Há, em cada canto de minh’alma, um altar a um Deus diferente." (Álvaro de Campos)
16.Matéria - Por Exemplo: Compunha-se de substâncias estranhas. Era feito de aço.
17.Meio - Por Exemplo: Fui de avião. Viajei de trem. Enriqueceram mediante fraude.
18.Modo - Por Exemplo: Foram recrutados a dedo. Fiquem à vontade. Esperava tranquilamente o momento decisivo.
19.Negação - Por Exemplo: Não há erros em seu trabalho. Não aceitarei a proposta em hipótese alguma.
20.Preço - Por Exemplo: As casas estão sendo vendidas a preços muito altos.
21.Substituição ou troca - Por Exemplo: Abandonou suas convicções por privilégios econômicos.
22.Tempo - Por Exemplo: O escritório permanece aberto das 8h às 18h. Beto e Mara se casarão em junho.
Ontem à tarde
 encontrou um velho amigo.

Atividades
Leia este poema, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões de 1 a 5.
Classe mista
“Meninas, meninas,
do lado de lá.
Meninos, meninos,
do lado de cá.”
Por que sempre dois lados,
corredor no meio,
professora em frente,
e o sonho de um tremor de terra

que só acontece em Messina,
jamais, jamais em Minas,
para, entre escombros, me ver
junto de Conceição até o fim do curso?

1. A partir do 5º verso do poema, é o eu lírico quem fala. Nos quatro versos iniciais, as aspas indicam que quem fala é outra pessoa. Quem provavelmente é essa pessoa? Por quê?

2. O eu lírico sonha com um terremoto em Minas. Por quê? Qual é o verdadeiro desejo dele?

3. O adjunto adverbial tem um papel de destaque na construção desse poema.
a) Identifique e reúna os adjuntos adverbiais em dois grupos: os que indicam lugar e os que  indicam tempo. 
b) Qual dos dois tipos de advérbio aparece mais vezes no texto? 
c) Que relação há entre o desejo do eu lírico de ficar junto de Conceição e o predomínio desse  tipo de adjunto adverbial no texto?

4. Antigamente, a maior parte das escolas não misturava meninos e meninas numa mesma sala de  aula. O poema provavelmente retrata uma situação vivida pelo poeta quando criança (ele nasceu  em 1902). Para os padrões atuais de escola:
a) Você acha que essa classe é realmente mista?
b) Que parte da sala de aula representa, verticalmente, a divisão entre meninos e meninas?

5. Faça você também um poema empregando vários adjuntos adverbiais do mesmo tipo. Sugerimos
o par ontem e hoje, que permite comparar o passado e o presente. Se quiser, brinque com as
situações, mostrando as vantagens que tinha quando bebê e as desvantagens de ter crescido; ou as
vantagens de ser filho único e as desvantagens de ter mais irmãos; e assim por diante. Se preferir,
escolha outros adjuntos ou pares de adjuntos. Ao terminar, dê um título ao seu texto.

6.Tendo como referência os termos em destaque, relacione a 2ª coluna de acordo com a primeira:
a – Quando chegares do trabalho avise-me.
b – O discurso do diretor foi aplaudido com entusiasmo.
c – Visitaremos o litoral nordestino nestas férias.
d – Como chovia bastante, não fomos ao cinema, conforme combinado.
e – Fiquei muito agradecida pela sua ajuda.

(  ) adjunto adverbial de intensidade    (  ) adjunto adverbial de lugar  (  ) adjunto adverbial de modo
(  ) adjunto adverbial de causa             (  ) adjunto adverbial de tempo

7.Identifique os adjuntos adverbiais e classifique quanto a sua circunstância.
a) Cheguei cedo.
b) Falaram muito.
c) Eles chegaram bastante cedo.
d) Eram alunas muito bonitas.
e) Onde você mora?
f) Quando você volta?
g) Não sei como ele faz isso.
h) Ele falava muito mal.
i) Ali se vendem relógios.
j) Muitas crianças estão morrendo de fome devido à desnutrição.
k) Falavam sobre política.
l) Cortou-se com a faca
m) Talvez ele corra na praia.

8.Transcreva da tirinha os adjuntos adverbiais e classifique-os:

9.Reescreva as orações, inserindo um adjunto adverbial  SOLICITADO NOS PARÊNTESES
a)Vou passar o feriado de 7 de setembro com minha família.(LUGAR)
b)Uma vendedora ambulante foi atropelada.(TEMPO
 c)Os quatro atletas foram punidos.(CAUSA)
 f) Marquinhos foi promovido a gerente.(NEGAÇÃO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário