domingo, 5 de junho de 2016

1º ano E Licença Médica

LITERATURA

01. Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa:
a) Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações.
b) Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.
c) Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo.
d)Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de seu insignificância terrena.
e)NDA

02. Ainda sobre o Humanismo, assinale a afirmação incorreta:
a) Associa-se à noção de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento.
b) Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca.
c) Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV.
d) Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis.
e)NDA.

03. Sobre a poesia palaciana, assinale a alternativa falsa:
a) É mais espontânea que a poesia trovadoresca, pela superação da influência provençal, pela ausência de normas para a composição poética e pelo retorno á medida velha.
b) A poesia, que no trovadorismo era canto, separa-se da música, passando a ser fala. Destina-se à leitura individual ou à recitação, sem o apoio de instrumentos musicais.
c) A diversidade métrica da poesia trovadoresca foi praticamente reduzida a duas medidas: os versos de 7 sílabas métricas (redondilhas menores).
d) A utilização sistemática dos versos redondilhas denominou-se medida velha, por oposição à medida nova, denominação que recebemos os versos decassílabos, trazidos da Itália por Sá de Miranda, em  1527.
e) NDA

04. Considere as seguintes afirmações sobre o teatro vicentino.
I. Suas peças são escritas em versos, na medida velha, e revelam boa poesia dramática, ao lado da densidade da crítica social, fundada em uma visão medieval, religiosa e cristã de um mundo em transformação.
II. Põe em cena todos os segmentos da sociedade portuguesa de seu tempo, da elite palaciana aos excluídos socialmente, e até mesmo a corte, na qual representava suas peças, é alvo da crítica indireta do dramaturgo.
III. Não obedece à Lei das Três Unidades (tempo, lugar e ação). Suas peças compõem-se de cenas ou quadros encadeados sem rigidez na sequência temporal e espacial.
Quais estão corretas?
(A)  Apenas I.   (B) Apenas III.  (C) Apenas I e II.   (D) Apenas II e III.  (E) I, II e III.

05.Responda aos exercícios das páginas 71, 72, 73

LÍNGUA PORTUGUESA 2

A descoberta

  Estavam os dois caçadores bem no centro da África, quando, por trás de uma colina, de dentro de uma gruta, da escuridão de uma mata, do seio de uma grota, surgiu um tigre de dentes de sabre.
            ̶  Um animal pré-histórico! O mais terrível e o mais precioso dos animais pré-históricos! Que vamos fazer? ̶   disse um dos caçadores.
            ̶   Vamos fazer o seguinte sugeriu o outro caçador, preparando-se para correr – Você fica aqui e aguenta o bicho, que eu vou espalhar a notícia pela África inteira.
Millôr Fernandes, Fábulas Fabulosas, Rio de Janeiro: Nórdica, 1991

1) Após ler o texto, responda atentamente às questões propostas:
a) Há quantos personagens no texto? 
b) Em que local se passa a história? 
c) Se a sugestão dada pelo outro caçador fosse aceita, o que você acha que aconteceria? 
d) Você teria aceitado aquela proposta?
e) Que resposta que você daria ao outro caçador Escreva-a usando a pontuação adequada em um diálogo. 

f) Para que foi utilizado o travessão no início do segundo e do terceiro parágrafos?
g) Em qual parágrafo encontramos frases exclamativas e interrogativas? 

2) No último parágrafo, além do travessão que inicia a fala do personagem, há outros dois que servem para:
(__) Indicar o início da fala do outro caçador.
(__) Introduzir um comentário do narrador entre as falas do personagem.
(__) Apresentar um pensamento de um dos personagens da história.
  
3) Imagine que você é um dos personagens da história e está contando a um amigo tudo o que aconteceu naquele dia. Reescreva a história na 1ª pessoa e complete-a contando como tudo terminou.

Criança feliz, feliz a brincar (Anna Paula Buchalla)
As crianças brasileiras não brincam o bastante. Esse é o cenário revelado pela maior e mais minuciosa pesquisa já feita no Brasil sobre o hábito de brincar de meninos e meninas entre 6 e 12 anos. O resultado é preocupante porque dedicar pouco tempo aos jogos pode comprometer o desenvolvimento infantil. Brincar é uma das quatro medidas usadas para avaliar o bem-estar de uma criança – ao lado da qualidade do sono, da alimentação e da higiene.
 Uma combinação de fatores ajuda a explicar por que as brincadeiras se tornaram menos frequentes na vida das crianças. O primeiro deles é que, desde muito cedo, elas se tornam dependentes de televisão, vídeos e computadores. Não se trata de condenar esses passatempos. O errado é passar muito tempo diante de tais aparelhos. Os meninos e meninas brasileiros são os que mais veem televisão em todo o mundo. Isso lhes consome, em média, três horas e meia por dia. É muito tempo. “Ver televisão não é brincar”, disse a VEJA a psicóloga Ann Marie, professora de uma Universidade do Canadá.
 Por meio das brincadeiras entre pais e filhos, as crianças assimilam o respeito às regras e a necessidade de se perseguir objetivos. Além disso, os jogos compartilhados fortalecem as relações afetivas, que devem ser desenvolvidas desde cedo na 20 criança por meio das brincadeiras com os pais. Afinal, "brincar não é uma característica genética. Brincar é uma atividade que se aprende", diz o educador Celso Antunes, autor de mais de quarenta livros sobre educação.
 (Texto adaptado. Original disponível em: < http://veja.abril.com.br/210207/p_088.shtml>. Acesso em: 12 out. 2009.)
Sobre o texto II, responda às questões 2 e 3.

Questão 4 Em “Esse é o cenário revelado pela maior e mais minuciosa pesquisa já feita no Brasil”, a palavra destacada apresenta o mesmo sentido de:
(a)  valiosa. (b) curiosa. (c) detalhada. (d) preocupante. (e) surpreendente.

Questão 5 “Brincar não é uma característica genética. Brincar é uma atividade que se aprende”. A ideia apresentada pelo educador Celso Antunes, nas frases acima, consiste:
(a) no prazer que todo pai deve ter ao brincar com seu filho.
(b) na capacidade genética que os filhos têm de aprender a brincar quando estimulados pelos pais.
(c) no valor genético que cada criança possui e que deve ser aproveitado pelos pais mediante brincadeiras.
(d) na importância do papel dos pais no desenvolvimento afetivo de seus filhos por meio também de brincadeiras.
(e) na necessidade de os pais brincarem no lugar de seus filhos para que estes possam aprender com seus exemplos.

 6)Transcreva dos textos exemplos de discurso direto.


 7)Transforme os exemplos do exercício 1 em discurso indireto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário