a) Em sentido amplo,
designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações.
b) Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.
c) Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo.
d)Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de seu insignificância terrena.
b) Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.
c) Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo.
d)Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de seu insignificância terrena.
e)NDA
02. Ainda sobre o
Humanismo, assinale a afirmação incorreta:
a) Associa-se à noção
de antropocentrismo e representou a base filosófica e cultural do Renascimento.
b) Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca.
c) Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV.
d) Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis.
e)NDA.
b) Teve como centro irradiador a Itália e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca.
c) Denomina-se também Pré-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao século XV.
d) Representa o apogeu da cultura provençal que se irradia da França para os demais países, por meio dos trovadores e jograis.
e)NDA.
03. Sobre a poesia
palaciana, assinale a alternativa falsa:
a) É mais espontânea que a poesia
trovadoresca, pela superação da influência provençal, pela ausência de normas
para a composição poética e pelo retorno á medida velha.
b) A poesia, que no trovadorismo era canto, separa-se
da música, passando a ser fala. Destina-se à leitura individual ou à recitação,
sem o apoio de instrumentos musicais.
c) A diversidade
métrica da poesia trovadoresca foi praticamente reduzida a duas medidas: os
versos de 7 sílabas métricas (redondilhas menores).
d) A utilização
sistemática dos versos redondilhas denominou-se medida velha, por oposição à
medida nova, denominação que recebemos os versos decassílabos, trazidos da
Itália por Sá de Miranda, em 1527.
e) NDA
04. Considere as
seguintes afirmações sobre o teatro vicentino.
I. Suas peças são
escritas em versos, na medida velha, e revelam boa poesia dramática, ao lado da
densidade da crítica social, fundada em uma visão medieval, religiosa e cristã
de um mundo em transformação.
II. Põe em cena todos
os segmentos da sociedade portuguesa de seu tempo, da elite palaciana aos
excluídos socialmente, e até mesmo a corte, na qual representava suas peças, é
alvo da crítica indireta do dramaturgo.
III. Não obedece à
Lei das Três Unidades (tempo, lugar e ação). Suas peças compõem-se de cenas ou
quadros encadeados sem rigidez na sequência temporal e espacial.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E)
I, II e III.
05.Responda aos exercícios das páginas 71, 72, 73
LÍNGUA PORTUGUESA 2
A descoberta
Estavam os dois caçadores
bem no centro da África, quando, por trás de uma colina, de dentro de uma
gruta, da escuridão de uma mata, do seio de uma grota, surgiu um tigre de
dentes de sabre.
̶ Um animal
pré-histórico! O mais terrível e o mais precioso dos animais pré-históricos! Que
vamos fazer? ̶ disse um
dos caçadores.
̶ Vamos
fazer o seguinte – sugeriu o outro caçador, preparando-se
para correr – Você fica aqui e aguenta o bicho, que eu vou espalhar a notícia
pela África inteira.
Millôr Fernandes, Fábulas
Fabulosas, Rio de Janeiro: Nórdica, 1991
1) Após ler o texto, responda
atentamente às questões propostas:
a) Há quantos personagens no texto?
b) Em que local se passa a história?
c) Se a sugestão dada pelo outro
caçador fosse aceita, o que você acha que aconteceria?
d) Você teria aceitado aquela proposta?
e) Que resposta que você daria ao outro
caçador Escreva-a usando a pontuação adequada em um diálogo.
f) Para que foi utilizado o travessão
no início do segundo e do terceiro parágrafos?
g) Em qual parágrafo encontramos frases
exclamativas e interrogativas?
2) No último parágrafo, além do
travessão que inicia a fala do personagem, há outros dois que servem para:
(__) Indicar o início da fala do outro
caçador.
(__)
Introduzir um comentário do narrador entre as falas do personagem.
(__) Apresentar um pensamento de um dos
personagens da história.
3) Imagine que você é um dos
personagens da história e está contando a um amigo tudo o que aconteceu naquele
dia. Reescreva a história na 1ª pessoa e complete-a contando como tudo
terminou.
Criança feliz, feliz a brincar
(Anna Paula Buchalla)
As
crianças brasileiras não brincam o bastante. Esse é o cenário revelado pela
maior e mais minuciosa pesquisa já feita no Brasil sobre o hábito de brincar de
meninos e meninas entre 6 e 12 anos. O resultado é preocupante porque dedicar
pouco tempo aos jogos pode comprometer o desenvolvimento infantil. Brincar é
uma das quatro medidas usadas para avaliar o bem-estar de uma criança – ao lado
da qualidade do sono, da alimentação e da higiene.
Uma combinação de fatores ajuda a explicar por
que as brincadeiras se tornaram menos frequentes na vida das crianças. O
primeiro deles é que, desde muito cedo, elas se tornam dependentes de
televisão, vídeos e computadores. Não se trata de condenar esses passatempos. O
errado é passar muito tempo diante de tais aparelhos. Os meninos e meninas
brasileiros são os que mais veem televisão em todo o mundo. Isso lhes consome,
em média, três horas e meia por dia. É muito tempo. “Ver televisão não é
brincar”, disse a VEJA a psicóloga Ann Marie, professora de uma Universidade do
Canadá.
Por meio das brincadeiras entre pais e filhos,
as crianças assimilam o respeito às regras e a necessidade de se perseguir
objetivos. Além disso, os jogos compartilhados fortalecem as relações afetivas,
que devem ser desenvolvidas desde cedo na 20 criança por meio das brincadeiras
com os pais. Afinal, "brincar não é uma característica genética. Brincar é
uma atividade que se aprende", diz o educador Celso Antunes, autor de mais
de quarenta livros sobre educação.
(Texto adaptado. Original disponível em: <
http://veja.abril.com.br/210207/p_088.shtml>. Acesso em: 12 out. 2009.)
Sobre o texto II,
responda às questões 2 e 3.
Questão
4 Em “Esse é o
cenário revelado pela maior e mais minuciosa pesquisa já feita no Brasil”, a
palavra destacada apresenta o mesmo sentido de:
(a) valiosa. (b) curiosa. (c) detalhada.
(d) preocupante. (e) surpreendente.
Questão
5 “Brincar não é
uma característica genética. Brincar é uma atividade que se aprende”. A ideia
apresentada pelo educador Celso Antunes, nas frases acima, consiste:
(a) no prazer que todo
pai deve ter ao brincar com seu filho.
(b) na capacidade
genética que os filhos têm de aprender a brincar quando estimulados pelos pais.
(c) no valor genético
que cada criança possui e que deve ser aproveitado pelos pais mediante
brincadeiras.
(d) na importância do papel dos pais no desenvolvimento afetivo de
seus filhos por meio também de brincadeiras.
(e) na necessidade de
os pais brincarem no lugar de seus filhos para que estes possam aprender com
seus exemplos.
6)Transcreva dos textos
exemplos de discurso direto.
7)Transforme os exemplos do exercício 1 em discurso indireto.
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