Trabalhando
a estrutura das palavras
1)Use o texto abaixo
como base para responder às questões:
Muitas escolas e professores trabalham com o
objetivo de fazer passar no vestibular. Com isto os jovens não tem tempo para
viver e desfrutar a sua juventude, porque precisam provar que são os melhores
para ingressar na faculdade. Muitos se perdem neste caminho, causando
sofrimento aos pais e a eles próprios, pois passam a se sentir incapazes. A
pergunta que precisa de resposta é a seguinte: “O que querem os jovens”?
A resposta é simples. Os jovens querem estudar mas
querem viver, querem ser aceitos, amados e compreendidos e felizes. Querem
viver dentro de suas potencialidades, vencendo suas dificuldades com o auxílio
dos pais, dos professores e das escolas. Poucos querem ser gênios. Isto precisa
ser respeitado para não despertar neles desânimo, impotência e revolta,
alterando seus comportamentos na vida e principalmente nas escolas.
Todos precisam rever suas posições e acreditar no
entendimento e no amor.
a)Dê a sua opinião sobre o assunto abordado no
texto, debatendo a seguinte ideia: como a escola deve atuar no processo
educativo?
b)Preencha a tabela, quando possível, com os
morfemas solicitados
|
M O R F E M A S
|
||
Palavras
|
Radical
|
Desinência
nominal
|
Desinência
verbal
|
professores
|
|
|
|
trabalham
|
|
|
|
todos
|
|
|
|
aceitos
|
|
|
|
perdem
|
|
|
|
muitos
|
|
|
|
c) Afixo é um elemento que se junta a um radical para formação de uma
palavra, alterando o sentido básico da palavra. Então, identifique-os, classificando-os em SUFIXO
ou PREFIXO:
I-principalmente
II-potencialidades
III-incapazes
IV-desânimo
V–impotência
d)O verbo querer aparece várias vezes no texto com
intuito de enfatizar a vontade dos jovens, identifique a vogal temática desse
verbo.
e) Ao encerrar o texto,
o autor fala de uma necessidade de todos e usa o verbo PRECISAR, identifique a vogal temática
desse verbo.
f)Leia
a definição de PALAVRAS COGNATAS, na página 261, e dê palavras cognatas do
vocábulo CAMINHO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário