1. Classifique os trechos destacados em predicado verbal ou nominal.
a) O motoqueiro andava cansado. nominal / O motoqueiro anda devagar. verbal
b) Minha irmã está no quarto. verbal / Minha irmã está brava. nominal
c) A lua permanecia brilhando no céu. nominal / A lua permanecia escondida. verbal
d) Vovó caiu de cama. nominal / Vovó caiu da cama. verbal
2- Transforme os predicados nominais sublinhados em predicados verbais. Veja o exemplo:
Predicado nominal: Este suco está enjoativo.
Predicado verbal: Este suco enjoa.
a) As roupas ficaram secas. Estas roupas secaram.
b) As estrelas estão brilhantes. As estrelas brilham.
c) O filme foi fascinante.O filme fascinou.
d) Aquele calor era sufocante. Aquele calor sufocava.
3- Escreva as orações, complementando-as com predicativos do sujeito.
a) A festa estava ótima, mas de repente tornou-se chata.
b) A mulher parecia muito feliz durante a reunião.
c) A chuva continua forte.
d) Meus pais estão atrasados, por causa da viagem.
e) Depois do acidente, Mário ficou triste.
4- Some as duas orações e escreva uma terceira com predicado verbo-nominal. Observe o exemplo:
O trem partiu. O trem estava atrasado.
O trem partiu atrasado.
a) A moça chegou ao shopping. A moça estava cansada. A moça chegou ao shopping cansada.
b) Os alunos assistiam à peça. Os alunos estavam interessados. Os alunos assistiam à peça interessados.
c) Nós elegemos Carlos. Carlos tornou-se representante de classe. Nós elegemos Carlos representante de classe.
d) O juiz julgou o réu. O réu era inocente. O juiz julgou o réu inocente.
5- Identifique as locuções verbais e classifique as formas nominais:
Todo texto tem que ter alguns aspectos formais, ou seja, tem que ter estrutura, elementos que estabelecem relação entre si. Dentro dos aspectos formais temos a coesão e a coerência, que dão sentido e forma ao texto. "A coesão textual é a relação, a ligação, a conexão entre as palavras, expressões ou frases do texto”. A coerência está relacionada com a compreensão, a interpretação do que se diz ou escreve. Um texto precisa ter sentido, isto é, precisa ter coerência. Embora a coesão não seja condição suficiente para que enunciados se constituam em textos, são os elementos coesivos que lhes dão maior legibilidade e evidenciam as relações entre seus diversos componentes, a coerência depende da coesão.
R: dão sentido = particípio
está relacionada = particípio
precisa ter sentido = infinitivo e particípio
precisa ter = infinitivo
6 - Transcreva do texto, do exercício 5, 4 verbos e identifique o número, a pessoa, o tempo e o modo.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| presente |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário