segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Curso Eproinfo - Unidade 1 e 2




UNIDADE 1

ATIVIDADE1.1 – fórum
O texto fala sobre a realidade de hoje que exige uma nova postura do profissional da educação que está inserido em um mundo tecnológico muito usado. Então, faz-se necessário que profissionais da educação estejam adaptados aos recursos tecnológicos  para que possamos propiciar um verdadeiro exercício de cidadania e de aprendizagem continuada aos nossos alunos.

ATIVIDADE 1.2 – fórum
Atualmente, leciono Língua Portuguesa, Literatura e Produção Interativa para alunos do Ensino Médio e tenho 10 horas aulas em Sala de Recurso Multifuncional. Com o trabalho que tenho realizado, vejo a necessidade de um trabalho que contemple uma Metodologia seqüencial interativa. Dessa forma, trabalho sempre uma sequência didática que tem como principal ferramenta para o processo da aprendizagem as mídias tecnológicas.

ATIVIDADE 1.3 – diário de bordo
Saber utilizar a tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto são os caminhos para um trabalho na escola, dinamizando o processo de ensino-aprendizagem.

ATIVIDADE 1.4– Portfólio
 @Ativ1-4ª_anacarla
Na escola que trabalho com ensino médio regular, nós professores somos incentivados por direção e coordenação a estarmos usando mídias na sala de aula. Aulas expositivas com slides, vídeos com temas que remetem a reflexão de conteúdos e temas transversais, vídeos-aulas (produzidos pelos professores da escola), acesso à sala de tecnologia diariamente.
@Ativ1-4b_anacarla

ATIVIDADE 1.5– diário de bordo

Ao responder às atividades anteriores e a leitura dos textos, fica evidente o quão importante é a parceria do exercício pedagógico aliado às tecnologias, de forma que isso propicia melhores condições de ensino, proporcionando ao aluno um ‘leque’ de caminhos para o conhecimento.

UNIDADE 2

ATIVIDADE 2.1 – fórum
O poema debate a questão de uma ‘viagem’ sem limites com acesso à lugares variados, proporcionado uma caminho amplo de conhecimentos. Isso é fantástico! Por isso, amo os hiperlinks.

ATIVIDADE 2.2 – fórum
Antes da era da informação através das redes, quando as dúvidas surgiam em relação às algumas terminologias e significados de vocabulários, era preciso uma leitura nos roda pés, em dicionários e/ou outras bibliografias, o que acabava por quebrar com a dinâmica da leitura continuada. Isso hoje se modificou com o hiperlink, uma conquista da era tecnológica.

ATIVIDADE 2.3 – diário de bordo
Já trabalhei com meus alunos do ensino médio a ferramenta Hiperlink, que é um caminho dinâmico para o acesso às informações específicas de determinado termo, vocabulário. Experiência bem sucedida.


ATIVIDADE 2.4– Portfólio
O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”. Uma ferramenta de extrema importância que torna o trabalho docente mais dinâmico e interativo que facilita a leitura e a procura por novas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário