ATIVIDADE1.1 – fórum
O texto fala sobre a realidade de hoje que exige uma
nova postura do profissional da educação que está inserido em um mundo
tecnológico muito usado. Então, faz-se necessário que profissionais da educação
estejam adaptados aos recursos tecnológicos
para que possamos propiciar um verdadeiro exercício de cidadania e de
aprendizagem continuada aos nossos alunos.
ATIVIDADE
1.2 – fórum
Atualmente, leciono Língua Portuguesa, Literatura e
Produção Interativa para alunos do Ensino Médio e tenho 10 horas aulas em Sala
de Recurso Multifuncional. Com o trabalho que tenho realizado, vejo a
necessidade de um trabalho que contemple uma Metodologia seqüencial interativa.
Dessa forma, trabalho sempre uma sequência didática que tem como principal
ferramenta para o processo da aprendizagem as mídias tecnológicas.
ATIVIDADE
1.3 – diário de bordo
Saber
utilizar a tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a
cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na
transformação de seu contexto são os caminhos para um trabalho na escola,
dinamizando o processo de ensino-aprendizagem.
ATIVIDADE
1.4– Portfólio
@Ativ1-4ª_anacarla
Na escola que trabalho com ensino médio regular, nós
professores somos incentivados por direção e coordenação a estarmos usando
mídias na sala de aula. Aulas expositivas com slides, vídeos com temas que
remetem a reflexão de conteúdos e temas transversais, vídeos-aulas (produzidos
pelos professores da escola), acesso à sala de tecnologia diariamente.
@Ativ1-4b_anacarla
ATIVIDADE
1.5– diário de bordo
Ao responder às atividades anteriores e a leitura dos
textos, fica evidente o quão importante é a parceria do exercício pedagógico
aliado às tecnologias, de forma que isso propicia melhores condições de ensino,
proporcionando ao aluno um ‘leque’ de caminhos para o conhecimento.
UNIDADE
2
ATIVIDADE
2.1 – fórum
O poema debate a questão de uma ‘viagem’ sem limites
com acesso à lugares variados, proporcionado uma caminho amplo de
conhecimentos. Isso é fantástico! Por isso, amo os hiperlinks.
ATIVIDADE
2.2 – fórum
Antes da era da informação através das redes, quando as
dúvidas surgiam em relação às algumas terminologias e significados de
vocabulários, era preciso uma leitura nos roda pés, em dicionários e/ou outras
bibliografias, o que acabava por quebrar com a dinâmica da leitura continuada.
Isso hoje se modificou com o hiperlink, uma conquista da era tecnológica.
ATIVIDADE
2.3 – diário de bordo
Já trabalhei com meus alunos do ensino médio a
ferramenta Hiperlink, que é um caminho dinâmico para o acesso às informações
específicas de determinado termo, vocabulário. Experiência bem sucedida.
ATIVIDADE
2.4– Portfólio
O termo hipertexto foi
criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”.
Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo
matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”. Uma
ferramenta de extrema importância que torna o trabalho docente mais dinâmico e
interativo que facilita a leitura e a procura por novas informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário