quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Caco, capítulo 4 e 5


Alunos, antes de darmos continuidade ao estudo do livro Caco, vamos pesquisar, analisar e refletir sobre algumas questões gramaticais que tenho notado dificuldade nas escritas de vocês.
Atenção todas as turmas, pois darei um prazo maior agora, cada turma deve entregar na seguinte data:

1º A,B - 05/09
2º A - 05/09
2º B - 02/09
3º A, B  - 01/09

ATIVIDADES


1) Pesquise e registre conceito e exemplo do uso dos seguintes termos:
  • Por que
  • Porque
  • Porquê
  • Por quê
2)Qual é a diferença entre mas e maisClassifique-as morfologicamente.

3)De acordo com o novo acordo ortográfico, quando devemos usar a letra maiúscula?

4)Às vezes, à parte, a respeito. De acordo com a regra da crase, por que essas expressões 

recebem ou não recebem o sinal indicador da crase? Explique, exemplifique e classifique-os de 

acordo com a classe morfológica.

5) Responda às questões de acordo com a leitura dos capítulos 4 e 5 do livro Caco de Gilberto 

Mattje:

a)Como Caco deslumbrava o pai de Caniço?

b)Mesmo 'empanturrado', Caco precisava comer, comer, comer... Por quê?

c)Qual é a experiência do Caco com a 'bike'?

d)Quem é Urubu?

e)Qual é a influência do Urubu no dia a dia do Caco?

f)"Ah, minha timidez também estava sumindo. E esta teve um marco." Por quê? Qual?

g)Qual é a relação do Caco com os ideais dos skinheads?

h)O que acontece com o Urubu?

i)Caco tortura 'homossexuais', a princípio como ele se sente em relação a isso?

J)Qual é a revelação que Caco tem sobre a irmã dele? Como ele se sente em relação isso?

k)Qual é a reflexão que Caco faz ao final do capítulo 5?

BOA REFLEXÃO!

2 comentários: