Gênero de texto CARTA
A carta ou correspondência está entre os mais aplicados na
comunicação do cotidiano. A principal característica desse gênero textual é a
existência de um emissor (remetente) e um
receptor (destinatário).
Com a tecnologia, a
carta passou por um processo de adaptação na forma de transmissão que deixou de
ocorrer somente em papel e assumiu o meio eletrônico.
Na atualidade, a forma
de transmissão mais utilizada para a carta é o e-mail (electronic-mail
- correio eletrônico).
Há três tipos básicos
de carta, independente da maneira como será transmitida: a correspondência
oficial e a correspondência comercial
e a correspondência pessoal.
CARTA PESSOAL
As cartas pessoais não seguem um modelo
pronto. Nelas, o texto reflete as intenções do remente ao destinatário. Ainda
assim, a coerência textual é recomendável como forma de clareza à mensagem
enviada.
Quando enviadas pelo correio físico - em
papel – esse tipo de carta exibe no topo a data em que foi escrita (saudação
inicial) e o selo da empresa a data do despacho. Essa forma de envio, porém, é
pouco utilizada atualmente.
Enviada por e-mail, a carta pessoal já
traz no topo a data em detalhes, inclusive o horário de envio. E o corpo do
texto é inserido no espaço padrão do programa onde é escrito. Os programas
também facilitam o armazenamento da mensagem.
CARTA ARGUMENTATIVA
Além do texto dissertativo-argumentativo,
a carta argumentativa, embora menos usual, também pode ser exigida em exames
para ingresso em universidades ou concursos públicos. A principal diferença
entre os dois modelos de gênero textual está no fato de que o texto dissertativo-argumentativo é
dirigido a um receptor universal, enquanto a carta argumentativa é destinada a
um receptor específico. Ambos têm como objetivo a persuasão.
A carta argumentativa é composta pela
saudação inicial, introdução, desenvolvimento, conclusão e despedida.
As cartas do leitor são enviadas, em
geral, para jornais e revistas como maneira de conferir apoio ou demonstrar
insatisfação com o material veiculado, seja ele informativo ou publicitário.
Não existe um modelo específico para as cartas de leitores e há veículos que
publicam trechos ou a íntegra, conforme a repercussão do assunto.
Com o aumento da leitura pela Internet,
jornais e revistas eletrônicas direcionam espaço específico no projeto gráfico
para comportar as cartas do leitor. Alguns, contudo, informam a moderação, que
consiste na publicação de material que não ofenda a coletividade, como palavras
de baixo calão e ataques a grupos ou pessoas específicas.
A carta aberta está entre os principais
instrumentos de participação política. É uma maneira de demonstrar de forma
clara um problema, assunto ou tema de interesse coletivo.
Como gênero textual, obedece os critérios
do texto argumentativo, mas tem caráter mais amplo que a carta argumentativa
porque é destinada à coletividade. O remetente também não é individual, podendo
ser um grupo de pessoas, representantes, sindicatos ou associações.
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