quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Licença Médica - 3ºD - Literatura

Trabalhando as características literárias e o contexto histórico

1)Leia as páginas 94 e 95 para responder às questões:
a)Que motivos levaram a Revolução de 30?
b)Comente que fatores marcaram a Era Vargas.
c)Na literatura, a Segunda Geração do Modernismo representa que tipo de expressão?
d)Qual data, obra e autor marcam o início da 2ª Geração do Modernismo?
e)Quais são as características das obras de Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes que os igualam aos poetas da 1ª Geração?
f)Que características literárias poéticas voltam a reaparecer nas obras de Cecília Meireles, de Jorge Lima e de Vinícius de Moraes?
g)Na prosa surge o NEORREALISMO NORDESTINO. Cite os autores desse estilo.
h)Que diferenças quanto a temática nacionalista há entre a 1ª e 2ª Geração do Modernismo?
i)A problematização do mundo é a política que está ligada ao sistema capitalista, cite as consequências disso.
j)Como os autores da literatura da 2ª Geração enxergam a relação da literatura com a política?

2)Leia a páginas 112 para responder às questões:
a)Quem são os principais escritores do NEORREALISMO brasileiro?
b)Qual é a relação do escritor José Lins do Rego (3/06/1901Paraíba a  12 /09/1957 Rio de Janeiro) com a temática do ciclo da cana-de-açúcar?


3)Responda aos exercícios das páginas 114 e 115.

Trabalhando a obra literária

1)A obra Vidas Secas de Graciliano Ramos pertence a 2ª Geração do Modernismo, baseando-se nos estudos realizados, que característica(s) presente(s) na obra a classificam como desse período literário?

2)Explique a expressão a seguir: “Vidas Secas começa por uma fuga e acaba com outra”.

3)Percebe-se no romance a descrição de dois mundos, quais? Por que um sofre com a seca e o outro não?

4)Em relação à denúncia, o que é importante para Graciliano Ramos na obra?

5)Cada um dos membros da família de Fabiano merece em Vidas secas um capítulo integralmente dedicado à apresentação da personagem e à exposição de um aspecto fundamental da vida dos retirantes.
Associe cada um desses quatro capítulos à interpretação adequada. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
( ) .Fabiano.   ( ) .Sinha Vitória.   ( ) .O menino mais velho.   ( ) .O menino mais novo.
I. A incapacidade de compreender e de explicar o significado de um termo resulta em uma cena de desafeto, que registra não só os limites intelectuais/culturais dos integrantes da família de Fabiano, mas também uma hierarquia de poder, segundo a qual parece sempre haver alguém mais fraco na cadeia das relações sociais.
II. A percepção de que a vitória temporária não representa alteração fundamental na vida familiar concede um caráter crítico ao capítulo. Alia-se nesse crítica a consciência de que a cultura letrada não transforma a realidade, mas pode conceder poder àqueles que têm estudo e sabem se expressar bem.
III. A heroicidade do sertanejo é apresentada como uma perspectiva ingênua, infantil, que só leva em conta o aspecto aventuresco e não manifesta consciência do processo de desumanização provocado pela miséria e pela marginalização socioeconômica.
IV. A despeito da situação de pauperismo em que vivem os retirantes, sobrevive a dimensão dos desejos, os sonhos de melhoria de vida. O fio de esperança que a personagem alimenta, a capacidade de manter previsões, amplia sua vida para além da sobrevivência diária e resguarda um mínimo de humanidade, que distingue seres humanos de outros animais.
 (II) .Fabiano.; (IV) .Sinha Vitória.; (I) .O menino mais velho.; (III) .O menino mais novo.

6)O que chama atenção a ação da personagem Baleia?

7)Como os filhos, o mais novo e o mais velho, enxergavam o pai?

8)Por que Fabiano foi preso?





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