Trabalhando as características literárias e o contexto histórico
1)Leia as páginas 94
e 95 para responder às questões:
a)Que motivos levaram a Revolução de 30?
b)Comente que fatores marcaram a Era Vargas.
c)Na literatura, a Segunda Geração do Modernismo representa
que tipo de expressão?
d)Qual data, obra e autor marcam o início da 2ª Geração do
Modernismo?
e)Quais são as características das obras de Carlos Drummond
de Andrade e Murilo Mendes que os igualam aos poetas da 1ª Geração?
f)Que características literárias poéticas voltam a
reaparecer nas obras de Cecília Meireles, de Jorge Lima e de Vinícius de Moraes?
g)Na prosa surge o NEORREALISMO NORDESTINO. Cite os autores
desse estilo.
h)Que diferenças quanto a temática nacionalista há entre a
1ª e 2ª Geração do Modernismo?
i)A problematização do mundo é a política que está ligada ao
sistema capitalista, cite as consequências disso.
j)Como os autores da literatura da 2ª Geração enxergam a
relação da literatura com a política?
2)Leia a páginas 112
para responder às questões:
a)Quem são os principais escritores do NEORREALISMO
brasileiro?
b)Qual é a
relação do escritor José Lins do Rego (3/06/1901Paraíba a 12 /09/1957 Rio de Janeiro) com a temática do ciclo da
cana-de-açúcar?
3)Responda aos
exercícios das páginas 114 e 115.
Trabalhando a obra literária
1)A obra Vidas Secas
de Graciliano Ramos pertence a 2ª Geração do Modernismo, baseando-se nos
estudos realizados, que característica(s) presente(s) na obra a classificam
como desse período literário?
2)Explique a expressão a seguir: “Vidas Secas começa por
uma fuga e acaba com outra”.
3)Percebe-se no romance a descrição de dois mundos, quais?
Por que um sofre com a seca e o outro não?
4)Em relação à denúncia, o que é importante para Graciliano
Ramos na obra?
5)Cada um dos membros da família de
Fabiano merece em Vidas secas um capítulo integralmente dedicado à apresentação
da personagem e à exposição de um aspecto fundamental da vida dos retirantes.
Associe cada um desses quatro capítulos à interpretação adequada. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
( ) .Fabiano. ( ) .Sinha Vitória. ( ) .O menino mais velho. ( ) .O menino mais novo.
I. A incapacidade de compreender e de explicar o significado de um termo resulta em uma cena de desafeto, que registra não só os limites intelectuais/culturais dos integrantes da família de Fabiano, mas também uma hierarquia de poder, segundo a qual parece sempre haver alguém mais fraco na cadeia das relações sociais.
II. A percepção de que a vitória temporária não representa alteração fundamental na vida familiar concede um caráter crítico ao capítulo. Alia-se nesse crítica a consciência de que a cultura letrada não transforma a realidade, mas pode conceder poder àqueles que têm estudo e sabem se expressar bem.
III. A heroicidade do sertanejo é apresentada como uma perspectiva ingênua, infantil, que só leva em conta o aspecto aventuresco e não manifesta consciência do processo de desumanização provocado pela miséria e pela marginalização socioeconômica.
IV. A despeito da situação de pauperismo em que vivem os retirantes, sobrevive a dimensão dos desejos, os sonhos de melhoria de vida. O fio de esperança que a personagem alimenta, a capacidade de manter previsões, amplia sua vida para além da sobrevivência diária e resguarda um mínimo de humanidade, que distingue seres humanos de outros animais.
Associe cada um desses quatro capítulos à interpretação adequada. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
( ) .Fabiano. ( ) .Sinha Vitória. ( ) .O menino mais velho. ( ) .O menino mais novo.
I. A incapacidade de compreender e de explicar o significado de um termo resulta em uma cena de desafeto, que registra não só os limites intelectuais/culturais dos integrantes da família de Fabiano, mas também uma hierarquia de poder, segundo a qual parece sempre haver alguém mais fraco na cadeia das relações sociais.
II. A percepção de que a vitória temporária não representa alteração fundamental na vida familiar concede um caráter crítico ao capítulo. Alia-se nesse crítica a consciência de que a cultura letrada não transforma a realidade, mas pode conceder poder àqueles que têm estudo e sabem se expressar bem.
III. A heroicidade do sertanejo é apresentada como uma perspectiva ingênua, infantil, que só leva em conta o aspecto aventuresco e não manifesta consciência do processo de desumanização provocado pela miséria e pela marginalização socioeconômica.
IV. A despeito da situação de pauperismo em que vivem os retirantes, sobrevive a dimensão dos desejos, os sonhos de melhoria de vida. O fio de esperança que a personagem alimenta, a capacidade de manter previsões, amplia sua vida para além da sobrevivência diária e resguarda um mínimo de humanidade, que distingue seres humanos de outros animais.
(II) .Fabiano.; (IV) .Sinha
Vitória.; (I) .O menino mais velho.; (III) .O menino mais novo.
6)O que chama atenção a
ação da personagem Baleia?
7)Como os filhos, o
mais novo e o mais velho, enxergavam o pai?
8)Por que Fabiano foi
preso?
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