quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Licença Médica - 3ºD - Literatura

Trabalhando as características literárias e o contexto histórico

1)Leia as páginas 94 e 95 para responder às questões:
a)Que motivos levaram a Revolução de 30?
b)Comente que fatores marcaram a Era Vargas.
c)Na literatura, a Segunda Geração do Modernismo representa que tipo de expressão?
d)Qual data, obra e autor marcam o início da 2ª Geração do Modernismo?
e)Quais são as características das obras de Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes que os igualam aos poetas da 1ª Geração?
f)Que características literárias poéticas voltam a reaparecer nas obras de Cecília Meireles, de Jorge Lima e de Vinícius de Moraes?
g)Na prosa surge o NEORREALISMO NORDESTINO. Cite os autores desse estilo.
h)Que diferenças quanto a temática nacionalista há entre a 1ª e 2ª Geração do Modernismo?
i)A problematização do mundo é a política que está ligada ao sistema capitalista, cite as consequências disso.
j)Como os autores da literatura da 2ª Geração enxergam a relação da literatura com a política?

2)Leia a páginas 112 para responder às questões:
a)Quem são os principais escritores do NEORREALISMO brasileiro?
b)Qual é a relação do escritor José Lins do Rego (3/06/1901Paraíba a  12 /09/1957 Rio de Janeiro) com a temática do ciclo da cana-de-açúcar?


3)Responda aos exercícios das páginas 114 e 115.

Trabalhando a obra literária

1)A obra Vidas Secas de Graciliano Ramos pertence a 2ª Geração do Modernismo, baseando-se nos estudos realizados, que característica(s) presente(s) na obra a classificam como desse período literário?

2)Explique a expressão a seguir: “Vidas Secas começa por uma fuga e acaba com outra”.

3)Percebe-se no romance a descrição de dois mundos, quais? Por que um sofre com a seca e o outro não?

4)Em relação à denúncia, o que é importante para Graciliano Ramos na obra?

5)Cada um dos membros da família de Fabiano merece em Vidas secas um capítulo integralmente dedicado à apresentação da personagem e à exposição de um aspecto fundamental da vida dos retirantes.
Associe cada um desses quatro capítulos à interpretação adequada. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
( ) .Fabiano.   ( ) .Sinha Vitória.   ( ) .O menino mais velho.   ( ) .O menino mais novo.
I. A incapacidade de compreender e de explicar o significado de um termo resulta em uma cena de desafeto, que registra não só os limites intelectuais/culturais dos integrantes da família de Fabiano, mas também uma hierarquia de poder, segundo a qual parece sempre haver alguém mais fraco na cadeia das relações sociais.
II. A percepção de que a vitória temporária não representa alteração fundamental na vida familiar concede um caráter crítico ao capítulo. Alia-se nesse crítica a consciência de que a cultura letrada não transforma a realidade, mas pode conceder poder àqueles que têm estudo e sabem se expressar bem.
III. A heroicidade do sertanejo é apresentada como uma perspectiva ingênua, infantil, que só leva em conta o aspecto aventuresco e não manifesta consciência do processo de desumanização provocado pela miséria e pela marginalização socioeconômica.
IV. A despeito da situação de pauperismo em que vivem os retirantes, sobrevive a dimensão dos desejos, os sonhos de melhoria de vida. O fio de esperança que a personagem alimenta, a capacidade de manter previsões, amplia sua vida para além da sobrevivência diária e resguarda um mínimo de humanidade, que distingue seres humanos de outros animais.
 (II) .Fabiano.; (IV) .Sinha Vitória.; (I) .O menino mais velho.; (III) .O menino mais novo.

6)O que chama atenção a ação da personagem Baleia?

7)Como os filhos, o mais novo e o mais velho, enxergavam o pai?

8)Por que Fabiano foi preso?





Licença Médica - 3ºD - Língua Portuguesa 2

Reflexão: 

Maus tratos contra animais

     A domesticação de animais teve um papel extremamente importante na construção de nossa sociedade. Desde que o homem passou a conviver com animais domésticos o nosso modo de vida mudou radicalmente.
     Todos nós sabemos que os animais são uma fonte extraordinária de alimento, pois deles utilizamos a carne, ovos, leite e gordura, mas, além disso, eles também nos propiciam inumeráveis produtos, subprodutos e serviços, tais como: (a) peles, couros e penas, utilizadas na construção de abrigos e confecção de roupas e adornos; (b) ossos, dentes e cascos, empregados na manufatura de ferramentas e utensílios; (c) servem para transportar cargas, puxando carroças, charretes e trenós; (d) auxiliam pesquisas científicas, servindo de cobaias; (e) auxiliam pessoas deficientes, como por exemplo, guiando cegos; (f) são usados em atividades policiais, farejando tóxicos e materiais explosivos em rodoviárias, portos, aeroportos e alfândegas; (g) são amplamente utilizados em atividades rurais, puxando arados no preparo da terra, girando moinhos, etc.
     Mas nós não podemos esquecer que no convívio que temos com os animais existem também aspectos negativos, como por exemplo, a questão dos maus tratos.
     Abandono, envenenamento, agressões físicas ou mutilações são alguns exemplos bem corriqueiros de maus tratos contra animais. Além disso, manter um animal trancado em local pequeno, permanentemente preso à correntes, e em lugar sem higiene; utilizar animais em rinhas e shows que possam lhes causar pânico, dor ou estresse; e não levar o animal machucado ou doente ao veterinário são ações que se enquadram também como maus tratos.
      Quando qualquer uma dessas situações estiver acontecendo, cabe a cada um de nós denunciar o agressor aos órgãos ambientais (IBAMA, NATURATINS, CIPAMA e DEMA) e notificar também o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para recolher e cuidar do animal.
     Todos devem saber que a Lei Federal nº 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) diz que quem pratica ato de abuso, maus-tratos, fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domesticados pode pegar uma pena de detenção, de três meses a um ano, e multa, que, segundo o Decreto Federal nº 3.179/99, varia de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 2.000,00 (dois mil reais).
     Não se esqueça: defender os animais é uma obrigação de todos nós.
http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/431615 
PROPOSTA DE REDAÇÃO

1)Baseando-se nas informações apresentadas pela professora e no conhecimento sócio-histórico-cultural que você obtém, produza uma dissertação-argumentativa sobre o seguinte tema: maus-tratos a animais não deveriam existir em uma era de informação e de desenvolvimento.