quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Aulão de Redação

DICA:
¢Há instruções no enunciado da proposta de redação que você já tem obrigação de saber antes da prova, pois estão no Manual do Candidato.
¢O ENEM sempre pede redação dissertativa.
¢Então, não invente: escreva uma redação em prosa, dissertativa, e já estará fazendo um ponto positivo.
¢Não banque o camicase: não faça narrativa, não faça poesia, não faça poema concreto, não faça diálogo, não faça história em quadrinhos, pois isso simplesmente não é solicitado e uma redação nesses gêneros será eliminada.
¢Claro, você pode fazer citações dos textos, mas com cuidado, mencionando os autores e não deixando que as citações sejam mais extensas que sua redação.
¢Você já aprendeu, mas sempre é bom lembrar. 
¢Uma redação dissertativa, como pede o ENEM, se escreve em prosa e constituem texto em que você manifesta e defende uma opinião sobre o tema.
¢Cuidado, não é aconselhável empregar o tempo todo “eu isso, eu aquilo”, “eu acho”.
EXEMPLO:
¢Eu acho que a poluição ambiental é um dos maiores problemas do mundo”... (ERRAD0)
¢A poluição ambiental é um dos maiores problemas do mundo”... (CORRETO)
¢Obedeça ao TEMA SOLICITADO.
¢Textos auxiliares são para auxiliar, não para copiar. 
¢Conclusão: seja autêntico, seja você mesmo, isso é sempre valorizado nas provas.

INTRODUÇÃO

¢No primeiro parágrafo, o autor apresenta o tema que será abordado.¢No ano de 2013, houve várias manifestações no Brasil em busca de melhores condições de vida na saúde, na educação, na segurança, no transporte e principalmente pelo fim da corrupção na política.

DESENVOLVIMENTO

¢Nos parágrafos subsequentes (geralmente dois), o autor apresenta uma série de argumentos ordenados logicamente, a fim de convencer o leitor.
¢A insatisfação com serviços públicos gera muita revolta por parte da população, pois a mesma paga seus impostos em dia para garantir seus direitos de cidadão. A falta de investimento na saúde, na educação, na segurança e no transporte é evidente quando se observa que dos adolescentes internados em cumprimento de medidas socioeducativas no Brasil, 75% são usuários de entorpecentes, de acordo com um relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Um resultado da ausência de uma política que atenda às necessidades básicas da população. Somado a isso também, nos últimos anos, o brasileiro tem assistido nas mídias um avalanche de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga ações corruptas de políticos. Tudo isso culminou nas manifestações.
¢O principal impacto dos protestos nas ruas foi a conscientização do exercício da cidadania em prol dos direitos das pessoas, a qual estava adormecida, anestesiada frente às questões políticas e de infraestrutura. Os políticos - tanto do poder Executivo, quanto do Legislativo - foram colocados contra a parede e prometeram mudanças. Cabendo a nós cobrarmos isso.

CONCLUSÃO

¢No último parágrafo, o autor "amarra" as ideias e propõe uma solução para o problema debatido.

¢Portanto, 
¢Por tudo isso
¢Assim sendo,

¢Por tudo isso, faz-se necessário uma maior participação das pessoas na política. Não basta julgar, temos que fiscalizar as ações dos políticos, atuar ativamente nos debates que retratam os interesses da população, acessar as informações disponíveis nos sites sobre investimentos que os governos fazem. Só assim não haverá espaço para corrupção.  

título
¢Despertar da alienação

Aviso: recursos gramaticais, usados devidamente, como os SINÔNIMOS, os PRONOMES e as CONJUNÇÕES,  tornam a leitura mais fácil e plausível.
PROIBIDO uso de expressões como: eu acho, eu penso que, concluindo, na minha opinião.
PROIBIDO repetir mais que 3 vezes a mesma palavra durante o texto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário